Feliz aniversário NES! Hoje faz 30 anos que o console foi lançado nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Feliz aniversário NES! Hoje faz 30 anos que o console foi lançado nos EUA

Hoje, 19 de outubro de 2015, faz exatamente 30 anos que o NES (Nintendo Entertainment System ou simplesmente Nintendinho) foi lançado nos Estados Unidos. O console só veio ao Brasil anos depois, em 1993, quando o mercado do NES já estava bem consolidado em território americano e japonês. No dia do lançamento, somente 50 mil unidades foram disponibilizadas em Nova York (em fevereiro, um relançamento em todo o país foi realizado).

Apesar da grande concorrência da Sega Master System nesse período, o NES manteve-se na liderança dos mercados japonês e americano por aproximadamente uma década. Franquias bem-sucedidas da Nintendo deram as caras no NES e se popularizaram graças ao console, tais como Mario, Donkey Kong, Metroid e Zelda.

É impossível falar do NES sem relembrar o sucesso de Super Mario Bros., o título de maior sucesso do Nintendinho com suas mais de 40 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Outras séries famosas também tiveram início no NES, como Final Fantasy, Castlevania e Mega Man. Até mesmo o perfil oficial do PlayStation no Twitter publicou um tweet com os seguintes dizeres: Querido NES, feliz 30 anos e obrigado por ter aberto o caminho.

Estratégias para bombar nos EUA

O design do NES foi desenvolvido para se parecer com um videocassete nos Estados Unidos, ao contrário do Famicom no Japão. O objetivo de tal mudança foi agradar o público americano, vender o aparelho como um sistema de entretenimento, já que os videogames estavam associados a um estigma inferior, enquanto os videocassetes vendiam outro conceito aos olhos do mercado.

O acessório Light Gun também foi criado com o público americano em mente, de acordo com Masayuki Uemura (um dos principais responsáveis pela criação do console). Uemura diz que os americanos são conhecidos por serem fãs de armas e por isso o Light Gun foi desenvolvido (e foi um acessório sucesso nos EUA).

E você, teve um Nintendinho? Quais são as suas memórias com o NES? Compartilhe as suas experiências com a gente logo abaixo nos comentários. Lembramos que você sempre pode comprar um título de NES na Nintendo EShop e relembrar (ou conhecer) os games de antigamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.