Fim do NFC? Celulares poderão identificar eletrônicos pelo campo magnético

2 min de leitura
Imagem de: Fim do NFC? Celulares poderão identificar eletrônicos pelo campo magnético

É possível fazer um celular “sentir” qualquer eletrônico que esteja ligado, incluindo aparelhos não inteligentes

Existem diversas formas de comunicação sem fio entre aparelhos eletrônicos, desde o antigo infravermelho dos controles remotos até o NFC, passando pelo Bluetooth e muitos outros. Todos eles possuem suas funções e seus pontos fracos. No caso do NFC, por exemplo, é muito fácil realizar conexões e trocas de informações apenas pela proximidade dos aparelhos, mas isso exige que os dois dispositivos sejam compatíveis com a tecnologia citada, o que nem sempre acontece.

Pensando nisso, o Grupo de Interfaces Futuras da Universidade Carnegie Mellon começou a desenvolver um meio de um smartphone identificar outros dispositivos eletrônicos apenas por seus campos magnéticos, algo que absolutamente tudo que usa eletricidade emite. Assim, é possível fazer um celular “sentir” qualquer eletrônico que esteja ligado, incluindo aparelhos não inteligentes, ou seja, não são “smart” alguma coisa.

Dispositivos não "smart" também são reconhecidos

Truque novo em aparelho antigo

O protótipo utilizado pelo grupo de pesquisadores foi um Moto G 2013 modificado para que se tornasse capaz de captar ondas eletromagnéticas. O projeto foi batizado de Deus EM Machina, uma brincadeira com a expressão “Deus Ex Machina”, que indica uma solução inesperada e repentina para um problema aparentemente insolúvel em uma obra de ficção, mas trocando o Ex por EM, de EletroMagnetismo.

Como o eletromagnetismo de cada dispositivo é diferente um do outro, esse campo detectado funciona como uma 'impressão digital'

Conforme podemos ver em exemplos no vídeo a seguir, o Deus EM Machina funciona reconhecendo o campo eletromagnético dos dispositivos e identificando-os com a ajuda de machine learning em tempo real. Como o eletromagnetismo de cada dispositivo é diferente um do outro, esse campo detectado funciona como uma “impressão digital” de cada aparelho.

Identificação magnética

É aí que entra a programação do Deus EM Machina, que ativa diferentes serviços e aplicativos para controlar cada um dos dispositivos identificados pelo campo magnético. Você pode aproximar o celular de uma TV e ele automaticamente vai abrir um app que funciona como controle remoto após reconhecer o eletrodoméstico.

Sempre que algo for identificado pelo smartphone, alguma ação é realizada

Isso serve também para um condicionador de ar, roteadores, geladeiras e até luminárias. Resumindo: sempre que algo for identificado pelo smartphone, alguma ação é realizada, seja abrir um aplicativo específico diretamente ligado ao controle ou configuração do que foi reconhecido ou mesmo acessar um website – uma lista de receitas ao se aproximar do micro-ondas, por exemplo.

Deus EM Machina

Pronto para entrar em ação

Por enquanto, o protótipo ainda possui uma estrutura estranha na parte inferior, que serve como antena para captar os campos eletromagnéticos, mas segundo os desenvolvedores do Deus EM Machina, é possível utilizar o que já existe em um celular para que o recurso funcione, seja a antena interna ou a própria carcaça metálica do aparelho.

Pode ser que o futuro da comunicação sem fio entre smartphones tome realmente esse rumo

Ainda existe um caminho considerável para acertar os últimos ajustes de captação e identificação, além de corrigir algumas falhas, para que o Deus EM Machina se torne viável comercialmente, mas pode ser que o futuro da comunicação sem fio entre smartphones tome realmente esse rumo – mais fácil e prático do que o que já existe por aí.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.