5 dicas para aproveitar ainda mais o Netflix no PC

4 min de leitura
Imagem de: 5 dicas para aproveitar ainda mais o Netflix no PC

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O Netflix virou um sucesso mundial com seus preços baixos e um catálogo considerável de filmes. O serviço vem ganhando mais e mais recursos, mas nem todas as funcionalidades ajudam o espectador a encontrar aquilo que procura.

Ao acessar os filmes em uma SmartTV ou no video game, o usuário fica limitado a interface e as poucas opções-padrão do serviço. Contudo, o site do Netflix nos computadores pode garantir uma série de benefícios que facilitam a navegação e a visualização dos conteúdos.

Pensando nisso, resolvemos separar algumas dicas que podem facilitar o uso das funcionalidades e a organização da biblioteca de filmes. Se você costuma assistir aos filmes pelo navegador, talvez algumas dicas aqui possam ser válidas.

1. Personalize o Netflix

O Netflix é um serviço muito inteligente e consegue oferecer boas sugestões usando suas avaliações como base. Normalmente, o site já realiza esse tipo de tarefa e dá sugestões de alguns filmes que possam ser do seu interesse. Contudo, há uma forma de aperfeiçoar o sistema e garantir dicas ainda mais precisas.

Normalmente, o usuário dá notas apenas para aqueles filmes que ele assiste até o fim, mas é claro que as pessoas já assistiram a muitos outros títulos antes de aderir ao serviço. Assim, o Netflix permite que você avalie os filmes sem precisar visualizá-los. Essa opção já existe faz tempo e, de fato, dá uma boa ajuda.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Atualmente, o Netflix conta com um sistema de personalização para que você filtre os gêneros e filmes que são do seu gosto. No seu navegador, acesse o site do serviço, faça login com sua conta e clique na opção “Personalizar” no topo da tela.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Através de um questionário de três etapas, o Netflix identificará seus gostos pessoais e garantirá resultados mais inteligentes. Na primeira tela, você pode indicar os gêneros que prefere, ordenando-os por frequência de interesse (nunca, às vezes e sempre). Depois, o site solicita a avaliação de alguns filmes que você talvez já tenha conferido.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Após informar seus interesses, o Netflix terá uma base melhor para dar novas sugestões. O site ainda oferece um campo para que você compartilhe um determinado filme com amigos que você julga terem interesse. Dá para selecionar a galera e mandar uma mensagem falando sobre o filme.

2. Use a “Minha Lista” para facilitar a navegação

Antigamente, o Netflix não tinha a opção para o usuário criar sua lista de favoritos, forçando as pessoas a usarem a seção de “assistidos recentemente” como local para armazenar seus filmes e shows de interesse em uma posição de fácil acesso.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Desde meados de 2013, no entanto, essa situação mudou com a chegada da função “Minha Lista”. Agora, ao navegar no catálogo do Netflix, você pode acessar a lista de opções e adicionar os títulos favoritos a uma lista rápida. Dessa forma, você não entope a lista de assistidos recentemente e pode sempre ter os favoritos em um local de fácil acesso.

3. Adicione as avaliações do IMDb ao Netflix

O Netflix tem seu próprio sistema de avaliações que é montado com base nas opiniões dos usuários. Acontece que tem gente que não confia muito nas opiniões dos amigos. Para esses casos, você pode instalar uma extensão no Google Chrome que puxa as avaliações de outros sites.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O Netflix Rate pode puxar dados do IMDb e do Rotten Tomato diretamente para a ficha dos títulos no serviço de streaming. Em nossos testes, o complemento funcionou com as notas do IMDb, mas nem todos os itens puderam baixar o conteúdo do Rotten Tomato. O layout tem alguns erros, sendo que as avaliações, às vezes, ficam abaixo de outros botões.

4. Use atalhos do teclado

O mouse funciona perfeitamente para acessar todas as opções do Netflix, mas pode ser que o seu teclado seja mais útil e rápido para ativar algumas configurações e recursos. Confira o que cada botão faz:

  • Espaço: reproduzir/pausar
  • Enter: reproduzir/pausar
  • Page Up: reproduzir
  • Page Down: pausar
  • F: tela cheia
  • Esc: sair do modo tela cheia
  • Shift + Flecha para esquerda: retroceder
  • Shift + Flecha para direita: adiantar
  • Flecha para cima: aumentar volume
  • Flecha para baixo: diminuir volume
  • M: ativar/desativar mudo

5. Acesse opções escondidas

O Netflix funciona com a tecnologia Silverlight, a qual dá diversas estatísticas e opções adicionais ao usuário. Para acessar as configurações escondidas do serviço, você pode usar o atalho “Shift + Alt + clique com o botão esquerdo do mouse”.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Essas opções não têm muita serventia no dia a dia, mas pode ser que você queira carregar uma legenda diferente ou verificar alguma informação do serviço.

Dica extra - Organizando os filmes usando diversos parâmetros

O Netflix vem evoluindo muito, mas o serviço não dá liberdade total ao espectador. Até agora, não há opções para filtrar as listas de filmes por ano de produção, gênero, disponibilidade, idioma, avaliação e outros parâmetros.

Felizmente, ao usar o serviço pelo computador dá para configurar tudo isso com um script. O Netflix Queue Sorter funciona no Chrome (salve o script no computador e arraste-o para a página de extensões), Firefox (instale o Greasemonkey), Opera (ative o Greasemonkey nas configurações) e Safari (Instale o NinjaKit).

Em nossos testes, o script não funcionou no Firefox e no Chrome, mas pode ser que seja algum problema com as versões dos navegadores. De qualquer forma, não custa você tentar.

Tenha uma boa sessão!

Bom, essas foram algumas dicas que podem deixar sua experiência no Netflix mais prazerosa. A dica extra talvez não seja muito eficiente, mas se você tiver sucesso compartilhe sua trajetória com os demais leitores. Claro, quem tiver mais dicas pode usar a seção de comentários para complementar as informações apresentadas. Agora, é hora de diversão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.