Estabelecer conexão WiFi quando se cruza oceanos é sempre um desafio. Ou o sinal é fraco demais ou a ligação simplesmente não existe. Mas a companhia de navegação norte-americana Carnival Cruise Lines promete ter a solução: uma internet até 10 vezes mais rápida que as oferecidas comumente por cruzeiros poderá ser testada por clientes da empresa logo ao final deste ano.

A forma de disponibilização de sinal WiFi se vale da combinação entre tecnologias: no momento em que o navio estiver atracado, a conexão irá se dar por meio de bases terrestres – este sinal, inclusive, poderá alimentar dispositivos eletrônicos por uma distância de até 65 quilômetros. Em mar aberto, satélites irão prover internet por meio de bandas de múltiplas frequências.

A emissão de sinal WiFi é feita de modo alternado: quando o navio se aproxima de bases terrestres, os satélites deixam de fornecer acesso e vice-versa. De acordo com Ramon Millan, vice-presidente sênior da Carnival Cruise Lines, a nova maneira de fornecer internet durante viagens marítimas irá conquistar uma nova fatia de clientes, “especialmente aqueles que fizeram das mídias sociais parte de suas vidas”.

O lançamento da nova tecnologia deverá ser realizado durante último trimestre deste ano pela companhia de navegação a navios que percorrem o trajeto entre os Estados Unidos e o Caribe. A empresa informa também que pretende estender entre os anos de 2015 e 2016 o serviço para demais regiões onde viagens são feitas, tais como ao Mediterrâneo e locais da Europa e Ásia.