Navios de cruzeiro são verdadeiras obras de arte de engenharia moderna, pois são compostos por toneladas e mais toneladas de metais pesados e diversos outros materiais. É com essas ligas que são produzidos os mais incríveis barcos que cruzam os oceanos de uma maneira muito luxuosa. Mas você já imaginou como seria o processo de expansão dos navios de cruzeiro? Pois é exatamente isso que você vê no vídeo acima.

A primeira etapa é rebocar o grande navio até uma área de manutenção. Como você pode ver nas imagens, lá uma equipe gigantesca e especializada é responsável por realizar um corte quase na metade do navio. Depois, as duas partes são separadas e a equipe inicia o processo de inserção de um novo trecho no navio — nesse caso são 99 pés, ou 30 metros —, para que outra etapa seja iniciada, que acaba com a soldagem industrial e com a pintura e acabamentos.

É interessante notar que nada é feito sem medições milimétricas, pois as estruturas do interior do navio devem permanecer intactas antes dos cortes. Todo o processo foi realizado em um porto de Hamburgo, na Alemanha. E aí, você gostou de saber um pouco mais sobre o incrível processo de “alongamento” de um navio de cruzeiro que trabalha nos oceanos em viagens luxuosas?