Mozilla Firefox: novas versões do navegador sincronizarão senha, histórico, abas e preferências

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla Firefox: novas versões do navegador sincronizarão senha, histórico, abas e preferências

Para a felicidade de uns e desespero de outros, com a ascensão da era digital e barateamento dos computadores, atualmente nossa vida virtual já tem sua parte constante na real. Basta você quantificar quantas horas passa na frente de seu computador acessando a internet e navegando na rede para verificar o tempo ocupado por esta atividade.

O uso da internet, de forma indireta, exige a criação de uma série de cadastros o que consequentemente nos leva a ter que guardar ou memorizar diversas senhas e endereços diferentes de acessos. Serviços de email, compartilhamento de fotos, contas de usuários para programas, jogos... E, se você utiliza diferentes computadores, seu trabalho é ainda maior.

Pensando nisso, algumas empresas criaram complementos e programas que permitem a sincronização de dados dos usuários do Firefox com múltiplos computadores. A própria Mozilla lançou, há um tempo atrás, em versão de desenvolvimento, o Weave Sync, que era um complemento que auxiliava o usuário nessa tarefa de sincronização e backup.

Sincronização integrada em poucos cliques

Recentemente este complemento evoluiu, deixando a fase de testes e passando a ser chamado de Firefox Sync. Embora ele já esteja disponível para uso, a Mozilla anunciou recentemente que, assim como já aconteceu com outras extensões, o Firefox em versões futuras passará a contar com o Firefox Sync já integrado ao navegador, dispensando a necessidade de um download adicional.

O Firefox Sync armazena seu histórico, preferências, favoritos, dados de formulários e senhas nos servidores da Mozilla, tudo devidamente criptografado para garantir sua privacidade e proteção. Com ele integrado ao Firefox, suas informações estarão disponíveis para utilização em qualquer computador que possua o navegador instalado.

Sincronização dos dados do Firefox de forma fácil e rápida

Além disso, a Mozilla vai integrar o Firefox Sync também em seu projeto chamado Firefox Home (que é uma aplicação que permite o acesso ao histórico, abas e favoritos do Firefox para iPhones). Com isso, os dados sincronizados poderão ser compartilhados inclusive para os usuários deste dispositivo.

Caso você tenha ficado interessado em testar o complemento, ele já está disponível e você pode fazer o donwload clicando aqui. Ele está funcionando sem problemas com a versão atual do Firefox.

Você gostou de saber que futuramente o Firefox vai ter sincronização integrada no próprio navegador? Você já utilizou o Firefox Sync ou o Weave? Compartilhe suas experiências conosco comentando o artigo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.