O navegador do Mozilla Firefox mantém o segundo lugar dos browsers mais usados há alguns anos, fato que representa sua qualidade.

Em busca de melhorias, a Fundação Mozilla anunciou no final de 2009 que começara a trabalhar em uma nova versão para seu navegador. Nesse meio tempo, um de seus concorrentes deu um importante passo, o Google Chrome chegou ao mercado com novas atualizações.

Sem perder tempo, um dos desenvolvedores do Firefox postou em seu blog a prévia de uma das novidades que farão parte do browser 4.0: abas interativas e animadas.

 

As novidades nas abas

A alteração mais brusca e aparente é a animação na interatividade das abas. Quando transpostas e reordenadas, as abas tomam efeitos bem atrativos, muito parecidos com os do Google Chrome.

 

Assista ao vídeo com animação e interatividade das abas

Retirado do blog do Stephen Horlander

 

Outro efeito incluído é na abertura de novas abas. Nesta versão do navegador, as novas abas surgirão do botão com uma sutil animação. Acompanhe no vídeo seguinte:

 

Animação ao criar nova aba

Fonte: blog  de um dos desenvolvedores do Firefox

 

Repercussão das mudanças

Especulações é o que não falta sobre a nova versão do Firefox. Muito tem se discutido se o browser da Mozilla vai retomar as características que o fizeram despontar no mercado, sua agilidade e velocidade. Pontos que, quase como unanimidade entre os usuários mais experientes, deixaram a desejar nas últimas atualizações do software.

A princípio, a nova “cara” do Firefox agradou. Saber se realmente o navegador vai cair nas graças dos usuários novamente, só após seu lançamento - previsto para até o final de 2010. E você, o que achou da prévia das mudanças animadas do Firefox? Opine e participe!

Cupons de desconto TecMundo: