Há exatos 45 anos, no dia 16 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins partiram para a lua dentro da mais poderosa espaçonave construída até então, a Apollo 11. Uma das mais importantes viagens da história da humanidade, haviam muitos que a consideravam impossível – até hoje ainda há quem duvide. No entanto, essa odisseia que havia começado anos antes do lançamento acabou por alterar a forma como vemos a Terra.

O plano de ir até a lua fora anunciado pelo presidente norte-americano John F. Kennedy apenas oito anos antes, em 25 de março de 1961, mas na ocasião nenhum planejamento ou preparação haviam sido feitos. Na realidade, boa parte dos especialistas na época achava que o feito seria impossível dentro do prazo estipulado, já que os EUA tinham mandado seu primeiro homem ao espaço apenas 20 dias antes – e ele nem orbitou o planeta, o que só aconteceria em 20 de fevereiro de 1962.

Ainda assim, o plano deu certo. Os Estados Unidos estavam duelando contra todas as probabilidades para vencer a União Soviética na corrida para a lua. O esforço impulsionou o desenvolvimento tecnológico do país, com mais estudantes de engenharia do que nunca se formando nas faculdades – quase todos com o único objetivo de participar do incrível projeto.

A seguir, você pode ver algumas fotos saídas diretamente dos cofres da NASA que mostram como foi o processo de construção e lançamento da Apollo 11:

4 de janeiro de 1969

Módulo Lunar 5 sendo erguido por um guincho na Área de Montagem Final para que fosse colocado em um carrinho que o levaria para inspeção.

21 de fevereiro de 1969

Trabalhadores preparando o primeiro estágio S-IC na ilha de transferência do Edifício de Montagem do Veículo (EMV).

Guindaste erguendo do primeiro estágio S-IC para prepara-lo para empilhamento em uma base de lançamento móvel dentro da Baía Alta número 1 do EMV.

6 de março de 1969

Chegada da Unidade de Instrumentos (UI) no Kennedy Space Center.

21 de março de 1969

O segundo estágio S-II é colocado em posição para encaixe com o primeiro estágio S-IC dentro do EMV.

O terceiro estágio S-IVB é guinchado para encaixe com o segundo estágio.

O terceiro estágio S-IVB é colocado em posição para o encaixe.

Trabalhadores preparam o S-IVB para o encaixe da Unidade de Instrumentos, que abriga orientação, controles e outros sistemas do veículo de lançamento Saturn V.

Usada para propulsionar a missão de aterrissagem lunar da Apollo 11, a UI do Saturn V (AS-506) é baixada para sua posição sobre o terceiro estágio no EMV.

O empilhamento de montagem final do Módulo de Comando na fábrica em Tulsa, no estado norte-americano de Oklahoma.

1º de abril de 1969

O Módulo de Comando de Serviço (CSM 107) é movida da Câmara L para a bancada de trabalho em preparação para o lançamento. No fundo também é possível ver o Módulo de Comando de Serviço (CSM 108) da Apollo 12.

4 de abril de 1969

O Módulo Lunar 5 é movido para fixação do equipamento de aterrissagem em encaixe com o adaptador de lançamento Saturn.

Módulo Lunar 5 sendo movido para bancada de trabalho para encaixe com o Adaptador de Módulo Lunar de Espaçonave.

Os módulos de comando e serviço da Apollo 11 são instalados na câmera de altitude do Edifício de Operações de Espaçonaves Tripuladas (EOET) da NASA.

11 de abril de 1969

Módulos de comando e serviço sendo movidos da bancada de trabalho 134 e encaixe final com o adaptador de lançamento Saturn dentro do EOET.

1º de maior de 1969

A montagem da nave Apollo 11 é guinchada para encaixe com o veículo de lançamento.

Encaixe da nave com o veículo de lançamento Saturn V.

20 de maio de 1969

Visão lateral e foto mais aproximada da Apollo 11 dentro do EMV na manhã de sua liberação.

Carregamento do foguete de 110 metros de altura e lançador móvel Apollo 11 Saturn V, saindo do EMV com destino à base de lançamento 39A e se deslocando a aproximadamente 1,6 km/h.

10 de junho de 1969

Equipe da Apollo 11 caminhando nas proximidades da base do grande primeiro estágio do Saturn V durante um teste de saída de emergência.

1º de julho de 1969

Doutor Wernher von Braun, líder do desenvolvimento do Saturn V, posando em frente à Apollo 11.

Estrutura Móvel de Serviços (EMS) se aproximando da Apollo 11 na base de lançamento 39A.

2 de julho de 1969

Oxigênio líquido saindo da Apollo 11 durante um teste de demonstração de contagem regressiva.

7 de julho de 1969

Apollo 11 Saturn V vista do topo da torre de lançamento.

11 de julho de 1969

Técnico trabalhando no topo da “sala branca”, espaço que permitirá que os astronautas entrem na espaçonave.

EMS se afastando do foguete durante um teste de demonstração de contagem regressiva.

Holofotes iluminando a Apollo 11.

Líder da base, Guenter Wendt (ajoelhado), inspecionando saída a equipe da Apollo 11 após um teste de demonstração de contagem regressiva. Na portinhola, podemos ver o piloto do Módulo de Comando, Michael Collins.

16 de julho de 1969

Equipe da missão de aterrissagem lunar da Apollo 11 chegando no topo a Base A do Complexo de Lançamento 39. Na frente está o comandante, Neil A. Armstrong, seguido do piloto Michael Collins e por um técnico.

Ignição e lançamento do foguete.

Subida da Apollo 11 vista por uma câmera da torre de lançamento.

Subida vista a partir do espaço reservado à imprensa.

Apolo 11 ultrapassando a torre.

Equipe no Centro de Controle de Lançamento observando a subida.

Apollo 11 subindo em direção à orbita.

Fotos tiradas por uma câmera de 70 mm presente em um Sistema de Rastreamento Óptico Aéreo Leve (ALOTS, na sigla em inglês).

Separação do primeiro estágio do foguete, que aconteceu na altitude aproximada de 61,1 km.

E aí, conseguiu ter uma ideia do clima e trabalho envolvidos no envio do homem à lua? Continua achando que foi tudo uma farsa? Deixe sua opinião nos comentários.