Confira como foi o último voo do ônibus espacial Endeavour [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Confira como foi o último voo do ônibus espacial Endeavour [vídeo]

No dia 16 de maio de 2011, o ônibus espacial Endeavour era lançado para a sua última missão oficial: entregar experimentos físicos pioneiros à Estação Espacial Internacional. Depois de mais de um ano de sua aposentadoria, na sexta-feira passada a espaçonave levantou voo mais uma vez.

Em tom de despedida, o ônibus espacial foi acoplado sobre um Boeing 747 adaptado e levado para Los Angeles, onde ficará em exposição no California Science Center. No vídeo acima, você confere a chegada da espaçonave ao que deve ser o seu último destino. Contudo, a equipe responsável por esse deslocamento teve muito trabalho para preparar o velho Endeavour, como é possível conferir na gravação abaixo.

O Endeavour começou a ser construído em 1987, mas só partiu para seu primeiro lançamento em 1992. Ele executou 25 missões, permaneceu 299 dias no espaço, realizou 4.700 voltas em torno da órbita da Terra e percorreu 198 milhões de quilômetros. Após tantos anos em ação, nada mais justo que um descanso para esse ônibus espacial.

Fontes: DailyOnTech, Vincent Laforet

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.