Mineração de asteroides deve começar em dez anos

1 min de leitura
Imagem de: Mineração de asteroides deve começar em dez anos

(Fonte da imagem: Reprodução/Planetary Resources)

Estão sendo anunciados neste momento os detalhes da Planetary Resources, uma iniciativa de exploração espacial que é encabeçada por grandes nomes, como o diretor de cinema James Cameron e os fundadores do Google, Larry Page e Eric Schmidt. A ideia é construir naves capazes de minerar asteroides em busca de recursos valiosos e serve como uma alternativa para a escassez desses materiais na Terra.

O foco atual da Planetary Resources é a construção de aeronaves robóticas de baixo custo, que serão enviadas em missões de observação. Essa etapa do projeto deve ser concluída em até dois anos, com a mineração efetiva começando a partir de 2022. O alvo são os asteroides que passam na órbita da Terra.

A expectativa dos envolvidos é localizar ricas jazidas de platina, além de outros metais e minerais valiosos. Segundo o fundador do Planetary Resources, Peter Diamandis, o potencial da iniciativa é ainda mais vasto e pode se expandir para a descoberta de água no espaço e uma futura exploração de imóveis.

A conferência de anúncio da empreitada está sendo transmitida neste momento pelo site oficial da Planetary Resources.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.