Que tal trocar as tradicionais lâmpadas pisca-pisca por uma iluminação projetada high-tech? Pois é este o conceito de decoração do estúdio carioca de design Ambos&&. Por meio de uma tecnologia de mapeamento, cada galho da icônica árvore pode ganhar cores diferentes que atuam em um processo personalizado de animação.

Já com repercussão internacional, o trabalho do estúdio conta com os esforços de programadores que atuam, também, como artistas: um software próprio para a projeção mapeada teve de ser criado. “Eu vinha fazendo projeções em árvores naturais quando me perguntaram: por que você não projeta em uma árvore de Natal? E foi isso que decidimos fazer!”, comenta Barbara Castro, uma das sócias do Ambos&&, que concluiu o projeto como parte de sua pesquisa de doutorado.

Conhecida como Processing, a tecnologia usada é uma linguagem de programação voltada para projetos artísticos. O programa permite definir com precisão cada segmento de uma árvore e serve como guia para os movimentos da animação. Um projetor é, então, fixado em frente à árvore de Natal; as informações acerca do mapeamento são inseridas manualmente para que, no fim, o acessório de decoração possa “dançar”.

No vídeo de demonstração, uma árvore com 2 metros de altura e 100 galhos foi alvo das projeções.

Decoração natalina high-tech para 2016

O futuro da árvore animada é promissor. “Vamos aprimorar essa ideia ao longo de 2016 e comercializar esse serviço no final do ano para shoppings, prefeituras e empresas de eventos, por exemplo”, conta Luiz Ludwig, outro sócio do Ambos&&. Cada árvore poderá ganhar efeitos e temáticas diferentes, o que resulta em um capítulo novo (e high-tech) no setor das decorações natalinas.

Cupons de desconto TecMundo: