menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Então é Natal. O que você fez? Começou a ouvir Simone no YouTube, claro!

Seção de estatísticas do site mostra que o acesso das músicas natalinas bomba nos finais de ano tanto no Brasil quanto nos EUA; enquanto você lê isso, “Então é Natal” já está na sua cabeça

schedule04/11/2016, às 12:00

Então é Natal. O que você fez? Começou a ouvir Simone no YouTube, claro!Fonte:

Imagem de Então é Natal. O que você fez? Começou a ouvir Simone no YouTube, claro! no tecmundo

Para você, qual é o principal sinal de que o Natal está chegando? Seria a chegada dos primeiros trailers de filmes com essa temática? O fato de os shoppings começarem a ficar devidamente enfeitados? Ou, quem sabe, as lojas aumentando os preços dos seus produtos sorrateiramente? Na verdade, para muita gente, o lembrete mais forte que a data está próxima são as irritantemente grudentas músicas natalinas, que começam a pipocar por todo o lugar. O mais interessante? Esse comportamento também se reproduz no YouTube.

Aqui no Brasil, o grande representante da categoria “música de Natal que entra na sua cabeça e não sai nunca mais” é a canção “Então é Natal” – uma adaptação de "Happy Xmas (War Is Over)", de John Lennon e Yoko Ono –, interpretada pela cantora Simone. A obra parece surgir como uma verdadeira entidade entre o fim de outubro e o começo de novembro e se estende até a época de Festas, tocando em centros comerciais, lojinhas de esquina, cabeleireiros e até lanchonetes. Tudo para que você entre no clima ou enlouqueça de vez.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Porém, se engana quem acha que esse tipo de coisa só rola por aqui. Nos Estados Unidos, quem assume o lugar da nossa Simone é Mariah Carey, com seu hit “All I Want For Christmas Is You”. Foi exatamente essa faixa que fez com que Zach Cole, designer de produto do Lyft, percebesse que a demanda dos internautas por músicas natalinas era bem parecida com a explosão desse tipo de conteúdo no mundo offline, saindo de um interesse baixo e constante para um pico absurdo nos meses finais do ano.

— Zach Cole (@ZachACole) 2 de novembro de 2016

Como é possível conferir acima, no tweet publicado na última quarta-feira (2), a seção de estatísticas do clipe oficial de “All I Want For Christmas Is You” no YouTube revela mais do que a variação hilária de popularidade do vídeo ao longo dos anos: mostra que, por mais que as pessoas reclamem desse tipo de conteúdo, elas ainda vão atrás dele na internet – mesmo que seja escondido. O mais engraçado é o detalhe que indica que a curva ascendente deste ano já começou a se mexer.

Canções diferentes, comportamento universal

Só essa constatação que o Natal “já começou” com base na popularidade de uma canção natalina já rende uma boa história para ser contada na mesa do bar ou durante a Ceia, não é? Porém, a história vai ainda mais longe. Como ficamos curiosos com esse causo natalino, resolvemos conferir se a nossa tradicional cantora também conseguia arrancar o mesmo tipo de reação dos internautas brasileiros. O resultado? Simone bate um bolão cada vez mais forte quando o assunto é a performance de “Então é Natal” no YouTube.

No vídeo em que a artista canta a música durante a inauguração da Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, a curva de interesse do público é exatamente a mesma do clipe da Mariah Carey – guardadas as devidas proporções, claro. Isso significa que, aparentemente, basta ouvir os primeiros acordes dessa faixa para ser hipnotizado pela ambientação festiva e sair por aí cantarolando “Então é Natal e o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez”. E aí, já ficou na sua cabeça?

undefinedA curva da Simone ainda é tímida este ano, mas já começa a se mexer

Ah, e não são só esses itens que saltam em acesso nessa época, outros hits com a mesma temática também apresentam estatísticas idênticas. “Last Christmas”, por exemplo, eternizada pelo Wham! – antigo grupo do George Michael –, é outra obra anotando picos absurdos nos dois ou três últimos meses do ano desde os idos de 2011. Outro ponto interessante é o aumento no número de visualizações ao longo do tempo, um indicador que o YouTube, apesar de ser uma plataforma de vídeo, ainda é referência na busca e no consumo de áudio.

undefinedWham! é outro hit natalino que encanta os norte-americanos

Agora, confesse: você anda fazendo com que o contador desses vídeos suba ou prefere aumentar o trending da hashtag #OdeioEntaoENatal xingando muito no Twitter? Deixe a sua opinião sobre o assunto e conte qual é a sua canção natalina preferida mais abaixo, na seção de comentários.