NASA divulga vídeo incrível capturado com câmera RED na Estação Espacial

1 min de leitura
Imagem de: NASA divulga vídeo incrível capturado com câmera RED na Estação Espacial

A NASA sempre foi pioneira no uso de tecnologias de ponta para fazer imagens incríveis da Terra, do Universo e da Estação Espacial Internacional. Em outubro de 2014, por exemplo, eles divulgaram imagens, até mesmo em 3D, gravadas com câmeras de alta definição mostrando como a água se comporta em situações de microgravidade.

Agora, os astronautas da NASA deram um passo além com uma câmera ainda mais potente. A Epic Dragon, da RED, tem capacidade de gravação que vai desde o HDTV “comum” até a resolução de 6K – mais especificamente 6144 x 3160 pixels.  Para você ter uma ideia, as televisões de hoje em dia, em média, possuem resolução de 1920 x 1080. Já alguns cinemas digitais podem exibir em até 4K.

Utilidades da câmera

A Epic Dragon foi entregue à Estação Espacial em janeiro deste ano. Com poder de gravar até 300 quadros por segundos, ela é ótima para experimentos científicos de alto grau de especificidade e também para filmar manobras como atracação e desatracação de veículos à estação.

Mas a câmera também é útil para a gravação de experiências mais “bobinhas”, que podem gerar o interesse de uma parcela maior da população que pode entender o que está assistindo. Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira (27), o astronauta Terry Virts coloca um comprimido efervescente dentro de uma bola de água flutuante. As imagens são pra lá de curiosas. Confira:

Para poder entender toda a magnitude da câmera Epic Dragon, seria necessário que você assistisse ao vídeo acima em uma tela com resolução de, no mínimo, 4K. Entretanto, mesmo em equipamentos menos potentes, como a maiorias das televisões e computadores comerciais, já é possível ter uma noção do que ela é capaz.

Esse tipo de câmera já está sendo bastante usado no cinema. A trilogia “O Hobbit”, por exemplo, foi filmada com a tecnologia da RED. A ideia da NASA é divulgar imagens capturadas pela Epic Dragon a cada semana, mostrando a Terra de uma maneira cada vez mais realista e com cenas cada vez mais espetaculares.

Câmera Epic Dragon, da RED, vista entre dois uniformes de caminhar no espaço

Você já imaginou um sal de frutas sendo colocado em uma bola de água em gravidade zero? Comente no Fórum do Mega Curioso

Via Mega Curioso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.