Lula robótica é nova aposta da NASA para explorar luas distantes

1 min de leitura
Imagem de: Lula robótica é nova aposta da NASA para explorar luas distantes
Imagem: NASA/Cornell University/NSF

A NASA selecionou 15 tecnologias que passaram pela Fase Um do programa NASA Innovative Advanced Concepts (NIAC), uma espécie de concurso que busca ideias criativas e conceituais que podem virar tecnologias pioneiras no futuro. Os vencedores são das mais diversas áreas da ciência, mas as transformações esperadas devem ajudar a agência espacial norte-americana na busca pela exploração de Marte e em missões para asteroides próximos.

A tecnologia que mais se destaca entre as selecionadas é o simpático robô da imagem acima. Trata-se de uma lula robótica que simula a aparência e o movimento do animal.

Confira a representação visual completa do conceito, mostrando a capacidade de locomoção na água em planetas e luas com ecossistemas bem diferentes do nosso:

A lula artificial é indicada para navegar em ambientes que não possuem sistemas de geração de poder convencionais, como combustível próximo. Os tentáculos até ajudam na locomoção por propulsão, mas possuem uma utilidade secreta: eles são, na verdade, estruturas que saem atrás de campos eletromagnéticos próximos para se recarregarem. Os robôs realizariam missões anfíbias em gigantes gasosos como Europa, a lua de Júpiter, sexta maior de sua categoria no Sistema Solar.

A Fase Um do NIAC premia os projetos vencedores com US$ 100 mil a serem utilizados em novas pesquisas de até nove meses de duração para estudo dos conceitos. A Fase Dois, com prêmio de US$ 500 mil, envolve dois anos de desenvolvimento do conceito e, na melhor das hipóteses, é o primeiro passo para a aplicação da ideia na exploração espacial de verdade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.