Para proteger a integridade de seus astronautas, a NASA desenvolveu uma espécie de “tecido” – muito parecido com uma cota de malha, como aquelas medievais – que pode ser produzido em uma impressora 3D, ou seja, é possível fabricá-lo até dentro da própria espaçonave ou em uma estação espacial fora da terra na medida que for necessária.

No lado em que as peças são lisas, ele funciona como um refrator de luz, para manter a temperatura corporal dos astronautas baixa

Essa versão moderna de uma cota de malha foi criada pela equipe de Raul Polit Casillas, no Jet Propulsion Laboratory, que fica na cidade de Pasadena, na Califórnia. Além de ser extremamente simples de ser fabricado, o material tem duas funções importantes: primeiramente, no lado em que as peças são lisas, ele funciona como um refrator de luz, para manter a temperatura corporal dos astronautas baixa. Em segundo lugar, o lado oposto, que se parece mais com a malha medieval, pode absorver calor e servir como isolamento térmico.

Pensando no futuro

Tudo, é claro, ainda está em fase de testes e pode não ser aprovado no fim das contas, mas caso dê certo, ele pode ser usado em diversos outros empregos além das vestes espaciais, como na cobertura de veículos e abrigos, que vão se beneficiar muito com essa proteção especial.

Confira os detalhes do tecido que poder a roupa oficial dos astronautas da NASA:

.....

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

Cupons de desconto TecMundo: