Nanofios de apenas 3 átomos podem dar origem a gadgets finos como papel

1 min de leitura
Imagem de: Nanofios de apenas 3 átomos podem dar origem a gadgets finos como papel

Você sabe que objeto estranho é esse do vídeo aí em cima? Pois saiba que ele pode ser a próxima grande revolução dos equipamentos eletrônicos.

Trata-se de um nanofio desenvolvido pelo estudante Junhao Lin da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. A estrutura metálica contém apenas três átomos de largura e mesmo assim é forte o suficiente para ser dobrada e conectada a outras estruturas.

Segundo Lin, esse material pode ser utilizado na construção de circuitos e eletrônicos finos como uma folha de papel, como uma tela que pode ser dobrada e carregada no seu bolso, por exemplo.

Lin desenvolveu esses fios a partir de uma família especial de materiais semicondutores que naturalmente formam monocamadas. Esses materiais (conhecidos como TMDCs) são feitos através da combinação dos metais molibdênio ou tungstênio com enxofre ou selênio.

As monocamadas atômicas são objeto de interesse científico considerável hoje em dia porque elas tendem a ter uma série de qualidades notáveis, como excepcional resistência e flexibilidade, transparência e alta mobilidade dos elétrons.

Como outros grupos de pesquisa já descobriram formas de criar transistores e memória flash a partir de TMDCs, a descoberta de nanofios para conectar esses elementos é extremamente importante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.