Samsung Galaxy S7 x LG G5: o que esperar dos novos top de linha coreanos

4 min de leitura
Imagem de: Samsung Galaxy S7 x LG G5: o que esperar dos novos top de linha coreanos

Muito mais do que competir pelo topo do mercado de smartphones, nos últimos anos as grandes fabricantes do mundo têm se esforçado bastante para disputar também o coração dos consumidores. Recursos cada vez mais avançados elevam o nível da competição, mostram que fabricantes de todo o planeta estão atentas às exigências dos usuários — que, por sua vez, aproveitam a evolução da tecnologia.

Quer um exemplo prático de como isso acontece? Anos atrás, a Samsung estava liderando o mercado Android em todo o mundo. A primeira vez que um competidor chegou perto dela no segmento de flagships foi em 2013, quando a LG colocou o aclamado G2 nas lojas. De lá para cá, tanto Samsung quanto LG vêm disputando cada pedaço do concorrido e  feroz mercado.

A Samsung teve que se reinventar e sair da monotonia que vinha apresentando até o Galaxy S4, patinou um pouco no Galaxy S5 e apresentou melhorias significativas no Galaxy S6 — que também trouxe versões com tela curva e hardware de altíssimo nível. Ao mesmo tempo, LG G3 e LG G4 conseguiram bons números, mas não repetiram o sucesso do G2. Pois é agora, em 2016, que veremos quem soube inovar melhor.

Galaxy S7 vs LG G5

Em 21 de fevereiro, tanto LG quanto Samsung vão subir ao palco principal da MWC 2016 para fazer os anúncios de seus novos flagships. É neste dia que ficaremos sabendo qual dos aparelhos terá o melhor hardware, o melhor design e os melhores recursos para os consumidores. E é bem claro que as duas empresas precisam encantar o público já nas primeiras impressões.

O hardware deles deve ser relativamente parecido. É quase certo que os dois vão chegar às lojas com o chipset Qualcomm Snapdragon 820 — apesar de haver uma versão do Galaxy S7 que utiliza o chip Exynos, da própria Samsung —, 4 GB de RAM e até 64 GB de armazenamento — com uma versão especial do Galaxy permitindo até 128 GB de dados guardados.

Uma das principais diferenças entre eles pode ser o tamanho de tela, pois é esperado que o G5 surja com 5,6 polegadas e o S7, com 5,1 polegadas — ou 5,5 polegadas se levarmos em consideração a versão Edge. Confira abaixo as especificações que estão sendo cogitadas para os dois dispositivos:

Galaxy S7

  • Tela: Super AMOLED de 5,1 polegadas
  • Resolução: 2560x1440 pixels
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 820 (ou Exynos 8890)
  • GPU: Adreno 530 (somente no Snapdragon)
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória de armazenamento: 64 GB
  • Câmera traseira: 12 MP
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Bateria: 3.000 mAh

LG G5

  • Tela: IPS de 5,6 polegadas 
  • Resolução: 2560x1440 pixels
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 820
  • GPU: Adreno 530
  • Memória: 4 GB de RAM LPDDR4
  • Armazenamento interno: 32 GB ou 64 GB
  • Câmera traseira: 20 MP
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Bateria: não especificado

Em que o Galaxy precisa melhorar?

Quando comparamos dois aparelhos tão importantes, fica difícil não levar em consideração o que eles apresentaram em suas edições anteriores. Por isso, é bom também ficar de olho no que eles precisam evoluir em relação aos competidores. No Galaxy S7, é bem importante que a Samsung melhore o design do aparelho — pois o rival era reconhecido por sua ergonomia bem avançada.

Outros pontos que também precisam de incremento são a câmera digital integrada (que poderia ter mais qualidade na captura de luz em ambientes escuros) e a possibilidade de armazenamento externo — que foi deixada de lado nas últimas versões do Galaxy.

Em que o G5 precisa melhorar?

Enquanto o G4 tinha o design mais ergonômico, o modelo da Samsung era mais sofisticado em relação aos materiais utilizados. É claro que o G5 pode manter alguns dos traços, mas é esperado que a fabricante aplique um pouco mais de sofisticação ao smartphone — lembrando que há grandes chances de os botões traseiros serem levados para a lateral do dispositivo.

Também precisamos lembrar que a LG sempre optou pelo Knox Code, mas muitos consumidores ainda sentem falta do sensor biométrico. A LG precisa trazer isso para o G5, permitindo que exista mais facilidade na homologação de atividades em outros momentos, como pagamentos e acesso a serviços online.

O que deve mudar efetivamente?

Além das melhorias de hardware que são essenciais para atualizações dos top de linha, também é possível que haja outras mudanças bem legais nos dois dispositivos. É dessa forma que as fabricantes devem tentar arrebanhar novos clientes para seus smartphones, sendo isso vital para o crescimento no mercado. Confira abaixo o que é esperado como as grandes mudanças em cada dispositivo.

Galaxy S7

Uma das maiores expectativas está no rumor de que a câmera do Galaxy S7 vai contar com sensor da Sony — igual ao visto no Xperia Z5 e elogiado pela imprensa especializada. Outro rumor bem disseminado é de que o aparelho pode ter tela com sensibilidade de pressão. Quanto ao design, é cogitada uma pequena mudança que deixaria as bordas mais curvilíneas. Por fim, há a expectativa de que ele apareça uma interface TouchWiz otimizada para garantir mais fluidez do que houve no passado.

LG G5

Ao mesmo tempo, é esperado que a LG mostre novos recursos de câmera para o G5 — que ainda deve manter as configurações manuais elogiadas no G4. Como já dissemos, há grandes chances de vermos os botões traseiros sendo levados para a lateral da carcaça. Com isso, ainda deve haver espaço para a chegada de um leitor de impressões digitais.

Fique por dentro de tudo!

Como dissemos no começo deste artigo, os dois aparelhos serão apresentados no mesmo dia: 21 de fevereiro. Você pode conferir tudo ao vivo aqui no TecMundo e ainda ficar por dentro de todos os destaques da MWC 2016 por este link ou pelo evento no Facebook. Nossa equipe  estará presente na MWC, e você pode acompanhar todas as novidades aqui! Não se esqueça de conferir também as coberturas ao vivo que faremos nas conferências das grandes fabricantes.

......

Você apostaria no LG G5 ou no Galaxy S7? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.