Reconhecimento automático de pessoas em imagens

Fonte da imagem: Viewdle

Tirar fotos com o celular e, automaticamente, marcar os rostos das pessoas que aparecem na imagem em diversas redes sociais. Essa é a proposta do Viewdle, um aplicativo que está em fase de testes e promete ser lançado ainda este ano.

O aplicativo tornaria muito mais fácil a identificação de pessoas em imagens, permitindo ao usuário reconhecer até mesmo aqueles que aparecem em uma foto e você não faz a mínima ideia de quem possam ser. Porém, esta funcionalidade não estará habilitada num primeiro momento. 

A tecnologia é pioneira em termos de computação visual para smartphones. Diferente de serviços como o Google Googles, o Viewdle utiliza uma base de dados armazenada no próprio aparelho. Assim, basta salvar as imagens das pessoas que você deseja marcar para que, ao comparar com as novas fotos, o software identifique e marque as pessoas em redes como o Facebook ou Orkut.

A novidade foi apresentada em Barcelona, durante o Mobile World Congress. Embora amplie as possibilidades para o usuário, o aplicativo mais uma vez entra no espinhoso tema da privacidade. Afinal, bastaria incluir fotos de diversas pessoas no aparelho para saber mais informações sobre elas sempre que você as fotografasse com seu smartphone.

Cupons de desconto TecMundo: