O vocalista do Radiohead, Thom Yorke, anunciou nesta sexta-feira (26) que seu novo álbum intitulado “Tomorrow’s Modern Boxes” já está disponível através do BitTorrent. No entanto, ao contrário do que isso pode dar a entender, o disco não é gratuito e exige o pagamento de uma taxa para poder ser baixado de maneira legal.

Em uma carta assinada junto ao produtor Nigel Godrich, Yorke afirma que esse é “um experimento para ver se as mecânicas do sistema são algo que o público em geral consegue compreender”. O sistema ao qual eles se referem é o BitTorrent Bundles, formato que permite a músicos, diretores e outros artistas se comunicarem diretamente com seu público-alvo.

Interessados no novo projeto vão ter que pagar US$ 6 para obter um pacote constituído por 8 músicas e um vídeo promocional. “Se isso funcionar bem, pode se mostrar um meio efetivo de dar de volta o controle sobre o comércio da internet às pessoas que criam trabalhos”, afirma Yorke.

Quem prefere formatos físicos também pode adquirir o vinil de Tomorrow’s Modern Boxes, que vem acompanhado por uma cópia digital do novo álbum. Essa não é a primeira vez que o músico explora novos formatos de distribuição: em 2007, o Radiohead permitiu que as pessoas decidissem pagar o valor que julgavam mais adequado pelo disco In Rainbows (o que incluía baixar o trabalho de graça). Além disso, recentemente o grupo passou a distribuir gratuitamente material inédito através de seu aplicativo oficial para smartphones.

Cupons de desconto TecMundo: