Por que as videochamadas do Windows Live Messenger 2011 estão bem melhores?

2 min de leitura
Imagem de: Por que as videochamadas do Windows Live Messenger 2011 estão bem melhores?

Videochamada em janela cheia no novo Windows Live Messenger 2011

Fonte da imagem: Microsoft

O comunicador instantâneo da Microsoft é o principal aplicativo de conversação da internet brasileira, e com o aumento da disponibilidade – e melhorias na qualidade – da conexão banda larga, cada vez mais a opção de videochamada passa a fazer parte do cotidiano dos usuários.

Porém, a real popularização dessa modalidade de comunicação ainda esbarra em alguns empecilhos não diretamente relacionados com a infraestrutura – reconhecidamente fraca – da web no país. Além da falta de costume, a qualidade das transmissões costuma deixar a desejar.

Afinal de contas, se alguém usa a videochamada é porque quer ver a outra pessoa, e não um borrão quadriculado que se mexe a alguns quadros por segundo.

Bate papo HD

O tempo em que webcams oferecem qualidade baixa de imagem está acabando. Novas tecnologias e o aperfeiçoamento da eletrônica envolvida na captação de imagens com qualidade já permitem que resoluções Full HD (1080p) sejam obtidas direto do acessório USB, e transmitidas por diversos canais.

YouTube, Vimeo e outros sites de compartilhamento de vídeo já utilizam essa possibilidade há algum tempo, mas com o Windows Live Messenger 2011, a alta definição chega também à videochamada.

Teste da videoconferência HD através do Kinect, pelo Baixaki Jogos.

Além da melhor qualidade de imagem proporcionada pelas webcams HD, o novo Messenger aumenta o espaço disponível em tela para a videochamada, eliminando a familiar janela de conversação por texto e substituindo-a completamente por uma área dedicada à imagem de quem está do outro lado da rede.

Mesmo assim, as opções de compartilhamento de mídia – fotos, clipes de vídeo ou links – continuam disponíveis.

Beleza e praticidade

O início e fim de uma videochamada também foram repensados no Windows Live Messenger 2011. Animações e transições de estado mais harmônicas foram incluídas para tornar mais agradável a aparência do programa nestes momentos.

A quantidade de modelos de webcams existente no mercado é enorme, e cada fabricante utiliza condições de funcionamento diferente, na maioria dos casos. Por isso, o Windows Live Messenger 2011 traz inovações na detecção do acessório e na instalação do software necessário para o correto funcionamento da câmera.

Conversando na sala de estar

Outra grande novidade do Windows Live Messenger 2011 está relacionada muito mais aos gamers do que a quem conversa usando o PC: o Kinect – acessório do Xbox 360 – permite a realização de videochamadas direto do console, seja entre dois jogadores pela Xbox LIVE, ou entre um videogame e um computador.

O pessoal do Baixaki Jogos testou o funcionamento da conversa em vídeo no Xbox 360, como você pode conferir no vídeo acima, por volta do 1:25 minuto.

O maior destaque da videochamada pelo Kinect é a capacidade do periférico em “perseguir” o usuário pelo ambiente, garantindo que ele estará sempre à vista, mesmo que o jogador não pare de se mexer durante a conversa.

.....

A videochamada é provavelmente uma das utilizações mais interessantes da webcam de um computador, aproximando parentes distantes ou amigos que moram em localidades diferentes. Com o aumento da qualidade do vídeo e as melhorias no funcionamento do sistema no Windows Live Messenger 2011, pode-se perceber que esta modalidade não é apenas uma “modinha” da web, e sim uma tendência para a comunicação online.

E você, leitor, costuma utilizar a videochamada do Windows Live Messenger ou já experimentou – mesmo que por curiosidade – o vídeo de alta definição na mais recente versão do comunicador da Microsoft?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.