Impeça que o Windows Messenger do seu XP Home ou Professional inicie

2 min de leitura
Imagem de: Impeça que o Windows  Messenger do seu XP Home ou Professional inicie

Quantas vezes você já passou por problemas como acessar o Windows Messenger em vez do MSN Messenger ou até mesmo o Windows Live Messenger? Saiba que você não precisa conviver com este problema todos os dias! É possível impedir que o programa abra e também bloquear o acesso a ele. O que não é possível fazer é desinstalar o programa de uma vez por todas – removê-lo. Tanto que o programa não aparece na lista de softwares para remoção no Painel de Controle do Windows.

Porém, você vai precisar de um pouco de paciência e muita atenção para que este processo não passe por nenhuma falha. Os procedimentos a seguir não são recomendados para usuários leigos ou que estão iniciando no “mundo da informática”. Se você já tem alguma experiência com computadores, e se sentir confiante, pode executá-los sem problemas. Mas lembre-se de fazer um ponto de restauração do seu sistema antes de realizar estas alterações.

Para começar, clique em “Iniciar” e em seguida clique em “Executar”. Agora, digite “Regetdit” e tecle Enter. Você verá uma janela muito parecida com a do Windows Explorer, com uma divisão para as pastas e outra para os arquivos propriamente ditos.

Note que existem várias pastas com o início “HKEY...”. Você deve clicar naquela que diz “HKEY_LOCAL_MACHINE”. Clique no sinal de “+” ao lado da pasta para expandir e encontre uma outra pasta chamada “Policies”. Clique novamente no sinal de “+” ao lado desta pasta.

Depois de ter expandido esta pasta, é hora de expandir a pasta “Microsoft”. Você vai reparar que não existe uma pasta própria para o Windows Messenger. Por isso, ela deve ser feita manualmente. Clique com o botão direito sobre a pasta “Microsoft” e, no menu de contexto, coloque o cursor sobre a opção “Novo” e clique em “Chave”. Nomeie esta pasta como “Messenger”.

Agora, selecione a pasta “Messenger” e repita o procedimento e nomeie esta nova pasta como “Client”. Em seguida, clique nesta pasta recém-criada e acesse o menu de contexto novamente clicando com o botão direito, e clique na opção “Valor DWORD” e nomeie-o como “PreventRun”. É importante que você digite exatamente como está mostrado aqui, caso contrário, o sistema não reconhecerá a alteração.

Agora que a sua DWORD já está criada, é hora de ativá-la. Clique com o botão direito sobre ela e clique, novamente, em “Modificar”. Feito isso, você verá uma janela como a figura abaixo. Modifique o valor de zero para “1” e clique em “OK”.

Pronto! Agora é só fechar a janela do Editor de Registros e está tudo feito! Lembrando que este tutorial é válido apenas para o Windows XP Home Edition ou Professional, se você tentar no Windows Vista ou outras versões do sistema operacional, talvez não dê certo.

Fique ligado para os próximos tutoriais e dicas do Baixaki! Até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.