A MSI vem apostando alto no segmento de notebooks gamer aqui no Brasil. A empresa é uma das poucas que mantêm uma linha de alta tecnologia à disposição do consumidor.

Neste ano, a companhia atualizou algumas máquinas de seu portfólio com componentes ainda mais robustos que visam entregar o máximo em desempenho.

Depois de nos apresentar o Dominator Pro, modelo voltado aos gamers mais exigentes, a fabricante enviou o Apache Pro para nossa análise. A versão GE60 se destaca pela configuração de hardware bem equilibrada, que traz processador Intel de alto desempenho e chip gráfico NVIDIA pronto para os jogos mais avançados.

Com tela de 15 polegadas, sistema de som da Dynaudio, teclado da SteelSeries e um acabamento premium, a MSI chega para bater de frente com os concorrentes do segmento. Vamos ver como este modelo se sai nos principais jogos, mas antes vale conferir a lista de componentes do aparelho.

Especificações

Design

Quem já viu um notebook MSI de perto sabe bem que a empresa é caprichosa com seus produtos. É claro que não poderia ser diferente com o Apache Pro, ainda mais porque ele é um modelo de sucesso e que pretende ser um companheiro dos gamers que gostam de levar seu laptop de jogos para todo lado.

Ele pesa apenas 2,6 kg, sendo bem portátil para uma máquina desse tipo. Além disso, o GE60 se destaca pelo design muito bem pensado. O estilo característico que a MSI adota em toda sua linha de notebook é reaproveitado nesta máquina. As diferenças ficam por conta de características que foram adicionadas para ornar com as dimensões reduzidas do aparelho.

Em um primeiro momento, pensamos que ele é muito parecido com o Dominator Pro, sendo capaz de deixar o consumidor impressionado com a composição geral. A tampa que parece de aço escovado tem curvas quase iguais às do top de linha e, claro, esse modelo também tem o dragão iluminado para deixar o visual mais bacana.

O acabamento é caprichado por fora e por dentro, mas, como a tela é de 15 polegadas, ele pode parecer um pouco mais apertado. Contudo, durante nossos testes, não tivemos qualquer dificuldade para jogar. A disposição de componentes é bem apropriada e garante conforto durante a jogatina.

Apostando em diferenciais ímpares, a MSI também incluiu o teclado da SteelSeries com sistema de iluminação RGB. Este modelo permite criar um verdadeiro espetáculo de cores que se alternam e deixam o visual fantástico.

A qualidade de construção merece ênfase aqui, pois é um teclado realmente preparado para jogos. Aliás, a MSI até mesmo reposicionou a tecla Windows para evitar cliques acidentais. Infelizmente, para quem pretende usar a máquina para produzir textos, temos uma má notícia: ela tem layout americano.

Acima do teclado, há dois botões que servem para ativar o sistema de refrigeração em casos emergenciais (esta função liga a ventoinha em velocidade máxima para dar uma boa ventilada na máquina) e alternar entres os diferentes esquemas de cores do teclado.

O touchpad do Apache Pro é de tamanho avantajado, mas, como já era de se esperar, ele não é bom para jogos. Infelizmente, este componente só serve mesmo para o uso do sistema e de alguns apps, pois não apresenta bons resultados nos games. Assim, nossa recomendação é que você compre um mouse gamer externo.

Tela de altíssima qualidade

O display de 15,6 polegadas com resolução Full HD ocupa muito bem o espaço disponível no centro da tampa. As bordas ao redor do display são finas e deixam o visual muito elegante. A tela tem ótimo nível de brilho e contraste, sendo quase impossível presenciar distorções de cores.

O ajuste da iluminação da tela é gradativo e possibilita ótima experiência até mesmo em locais com luz ambiente reforçada. Gostamos também que o display não vem com película adicional, evitando reflexos que acabam atrapalhando o jogador.

Apesar dessas qualidades relevantes, a melhor característica desta tela é a alta definição, que fica um verdadeiro show durante os jogos e filmes. Vale mencionar que você ainda pode usar um monitor externo na porta HDMI para ampliar a área de trabalho ou como tela adicional nos games.

Pronto para o que der e vier

Quando o assunto é hardware, esta máquina deixa muito PC comendo poeira. Ela vem com Intel Core i7 4720HQ. Este não é o chip mais recente da Intel, mas é um modelo que se sai muito bem nos jogos, então não temos do que reclamar. A CPU não apresenta gargalos e conta com um overclock substancial em situações de necessidade.

O chip gráfico é o NVIDIA GeForce GTX 860M, que nos impressionou com sua valentia. Este componente rodou jogos como The Witcher 3, Project CARS, Hitman e outros em altíssima qualidade, entregando performance próxima dos 30 fps com filtros desativados.

Nossos testes foram executados sempre na resolução Full HD, aproveitando toda a qualidade visual da tela, mas não sentimos grande prejuízo nos gráficos por conta da falta de filtros. Com certeza, a experiência é mais do que satisfatória para a maioria dos gamers. Só para resumir: este notebook deve rodar os jogos na qualidade máxima, só apresentando algumas deficiências na hora de trabalhar com anti-aliasing.

O sistema de refrigeração é eficiente e consegue remover todo o calor da placa de vídeo. Só que tem um probleminha: ele fica numa posição ruim e esquenta muito o teclado na região onde ficam as teclas mais usadas em jogos de FPS. Conforme nossas medições, o vapor que sai na lateral do notebook pode atingir quase 70 graus Celsius. É muito quente!

O Apache GE60 2PE ainda vem com disco rígido de 1 TB e 8 GB de memória RAM. Tudo isso somado dá uma configuração bem equilibrada, pronta para as principais atividades. Obviamente, você ainda tem a opção de fazer upgrades futuros caso queira instalar um SSD ou mais memória RAM.

Som ótimo; bateria, nem tanto

O sistema de som deste notebook também é muito bom. Com tecnologia Dynaudio, o GE60 não precisa de caixinhas externas. O áudio apresenta equilíbrio entre agudos, médios e graves, principalmente nos jogos, dando conta de reproduzir tanto a trilha sonora quanto os sons ambientes.

Obviamente, como esta máquina não conta com subwoofer, o som não é tão bom quanto o de algumas soluções externas, mas não temos do que reclamar, ainda mais porque é possível incrementar o áudio com ajustes no painel de controle da placa, que vem com várias configurações.

Tá tudo muito bom, até que chegamos num ponto crucial: a bateria. Na hora de rodar games, o Apache Pro mal consegue sobreviver uma hora longe da tomada.

No PowerMark, o resultado deu apenas 58 minutos em um cenário de jogos e vídeos. Nos nossos testes práticos, conseguimos rodar exatamente 50 minutos do Witcher 3. Isso apenas deixa evidente que é preciso levar o carregador para qualquer lugar, ainda mais se você pretende jogar.

Vale a pena?

O Apache Pro é um ótimo notebook gamer e atende as principais necessidades dos jogadores que pretendem curtir jogos mais recentes. Ele tem boa configuração de hardware, teclado de ótima qualidade, sistema de áudio poderoso e uma tela que deixa os games ainda mais bonitos.

O desempenho é satisfatório, graças ao chip gráfico da NVIDIA, que se saiu muito bem até mesmo com títulos mais recentes, como The Witcher 3. Infelizmente, não é um laptop capaz de rodar todos os jogos no Ultra, ainda mais com filtros ativados, mas isto é um tanto óbvio se levarmos em conta o perfil da máquina.

O aparelho vem com Windows 8.1, mas a MSI deixa claro que o jogador pode atualizar se quiser, ainda que a NVIDIA não recomende o update por enquanto. O único grande problema que percebemos é a baixa autonomia de bateria, mas isso já é normal em aparelhos desse segmento.

Bom, vamos falar de preço, então. Sabemos que há um problema grande com a alta do dólar e que esse tipo de computador realmente custa caro, então já esperávamos números altos. Nas principais lojas que consultamos, ele sai por R$ 7,5 mil, o que percebemos que está um bocado acima dos concorrentes.

Tudo bem, este computador da MSI tem tecnologias únicas de teclado e áudio e vem até com a licença do XSplit, mas nós acreditamos que só vale a pena comprar este Apache Pro quando pintar ofertas melhores. É importante bater nesta tecla, principalmente se levarmos em conta que o Dominator Pro com GTX 970M estava em promoção por R$ 9 mil recentemente.

Enfim, o MSI Apache Pro GE60 2PE é uma boa máquina no geral, mas que, por ora, tem o preço um pouco acima do esperado. Vale ficar de olho nas ofertas e, se você vir uma redução nos valores, não pense duas vezes e leve este notebook top para casa.

Promoção MSI

Ficou interessado no produto? Bom, nós temos duas boas notícias. A MSI nos autorizou a liberar uma promoção muito bacana para os jogadores que comprarem qualquer notebook MSI nas lojas Kabum!, WAZ ou Oficina dos Bits. Na aquisição de qualquer modelo, você ganha uma cópia do game Far Cry 4. Para pegar sua chave, basta enviar uma cópia da sua nota fiscal no Facebook da MSI.

Além disso, a empresa no informou que vai dar cinco cópias do jogo da Ubisoft para quem acompanha sua fanpage. As chaves serão liberadas no dia 30 de setembro, às 17 horas, horário de Brasília. Não será sorteio, então quem chegar primeiro e ativar o produto fica com o game!

Cupons de desconto TecMundo: