A história da MTV (Music TeleVision) teve suas origens em 1977, quando em um empreendimento conjunto entre a Warner Communications e a American Express, foi lançado o primeiro sistema de televisão a cabo interativo. Este sistema recebeu o nome de QUBE. A crescente popularidade do sistema QUBE, proporcionou a comercialização do canal a nível nacional através da TV a cabo.

Esta mudança aconteceu no ano de 1981 em New York e, teve como principal formato, a transmissão continua de videoclipes e a mudança de QUBE para MTV. O fato de o formato da MTV se basear na transmissão de videoclipes, sem dúvida, iniciou um novo fenômeno cultural que varreu o mundo todo.

Nas terras tupiniquins a MTV demorou um pouco a chegar e, assim como nos Estado Unidos, foi trazido através de um empreendimento conjunto entre o Grupo Abril e a MTV Networks. A MTV Brasil entrou oficialmente no ar no dia 20 de Outubro de 1990 e, teve como imagem inaugural, a VJ Astrid Fontenelle que entrou em cena fazendo o seguinte comunicado: “Oi, eu sou Astrid e é com o maior prazer que eu estou aqui para anunciar para vocês que está no ar a MTV Brasil!”. Era iniciado no Brasil mais um capítulo de uma das emissoras de televisão mais assistidas no mundo e líder absoluta de audiência entre a faixa jovem, que vai dos 12 aos 24 anos de idade.

Símbolo do Rock!

MTV nas nuvens

Desde o seu lançamento no Brasil, em 1990, a MTV sempre foi referência de programação interessante, com conteúdo e sem papas na língua. Porém, como nem tudo são flores, a MTV aos poucos foi abandonando sua marca registrada, os videoclipes, para a inserção de programas de notícias, gincanas juvenis e seriados. Esta substituição, sem dúvida, traz grande perda para quem ama videoclipes, principalmente quem tem entre 30 e 40, pois esta faixa acompanhou o nascimento do canal no Brasil.

Logo MTV Music

Para que os ânimos fiquem mais calmos, a MTV americana anunciou um site de vídeos nos moldes do YouTube, composto inicialmente de mais 22 mil videoclipes, ou seja, praticamente todos os clipes do mundo estão lá. Este site se chama MTV MUSIC, nada original, mas que tem como principal carta na manga em relação ao todo poderoso YouTube, o fato de que todos os clipes do site estão se acordo com a lei. Isso reflete na qualidade das imagens, pois tudo o que você encontra no site foi disponibilizado pelo autor ou sua gravadora.

Cheirinho de novo!

Como a MTV resolver bancar a boazinha e, não mais fazer você esperar para assistir seu clipe favorito, vamos apresentar neste artigo, algumas novidades que aguardam você no site da emissora mais descolada da TV. Para começar vamos falar um pouco da interface do serviço.

O que é novo encanta


Assim que você acessa o MTV MUSIC, você logo se depara com o logo da nova marca da Music TeleVision. Isso não tem nada de mais, mas como a MTV não é boba nem nada, você vai perceber que a partir das letras M-T-V, é possível identificar vários estilos musicais, que compõem a logo da marca. Com cores realmente leves, como: cinza, rosa, preto e a predominância do branco, o MTV MUSIC é, de fato, um site agradável para visitar.

Alguns estilos para agradar todas as tribos.

Nem tudo é possível

Assim que começar a navegar pelo serviço, é possível perceber que por se tratar de uma versão beta, ele ainda é muito restrito quanto às ferramentas e serviços. Na parte superior você encontra uma barra de busca, para procurar seus artistas pelo nome, a relação dos vídeos mais vistos (Most Viewed), mais votados (Top Rated), categorias (Featured), consultar vídeos (Browse Videos) e também, procurar artistas de acordo com a primeira letra do nome. Como o acervo se baseia no da MTV americana, fãs de artistas nacionais ficarão desapontados, pois provavelmente artistas brasileiros não estão disponíveis.

Procure seu artista favorito.

Mais uma coisa interessante da Home do MTV MUSIC, é que é possível acompanhar quase que em tempo real quais são os vídeos mais votados, os antigos que marcaram época, o MTV ao vivo e quem está assistindo. Em “Who`s Watching” você pode visualizar quem está assistindo alguma coisa naquele momento ou apenas está logado.

Quem está assistindo.

Participe da novidade

Para você poder desfrutar de mais vantagens, além de apenas poder assistir aos vídeos, se você se cadastrar no serviço pode copiar os vídeos e inserir em blogs, Orkut ou qualquer lugar que suporte BB code. Para fazer parte do novo serviço de vídeos, na Home, clique em “Join” (participar) e cadastre seus dados normalmente. É possível escolher um login, senha e fazer upload de uma foto, para quando você comentar algum vídeo, todo mundo saiba quem você é.

Assistindo

Se você sempre acessa o YouTube, não terá problema algum em utilizar o MTV MUSIC, pois tudo o que você precisa fazer é procurar pelo nome ou música do seu artista preferido e se divertir com as opções do acervo. Assim como no site da Google, é possível votar nos vídeos, enviar comentários e, como dito anteriormente, copiar o código BB e inserir em qualquer site que o suporte.

Seu vídeo onde você quiser.

Será que ele tem fôlego?

Mesmo criticada pelo fato de eliminar boa parte da quantidade de videoclipes da sua programação, a MTV chega fazendo barulho na internet com um site bonito, moderno e arrumado. O que faz o MTV MUSIC ainda ficar muito atrás do YouTube, se dá pelo acervo reduzido e por não contemplar artistas que não figurem entre as estrelas da Billboard. Em linhas gerais, é um serviço que agrada não só pelo visual, mas sim, pela qualidade dos vídeos.

Cupons de desconto TecMundo: