Bloqueadores de anúncios são amplamente utilizados em navegadores de desktops de notebooks, mas quando o assunto é smartphone, a situação é outra. A Mozilla lançou hoje uma grande novidade que pode servir como uma luva para muitos usuários da Apple: o Focus, um bloqueador de conteúdo inteligente que filtra ads que capturam as suas informações pessoais.

O utilitário, que é totalmente gratuito, está disponível para iPhones e iPads que tenham a nona versão do iOS. O intuito é utilizar a tecnologia de censura de propagandas que coletam dados dos usuários da empresa da Maçã e utilizá-la como aliada para melhorar a usabilidade dos dispositivos e proteger a privacidade dos consumidores.

Para quem não sabe, a Apple havia introduzido essa funcionalidade no iOS 9 em setembro, mas ela não é muito fácil de se mexer. E é aí que o Focus brilha, pois o novo app da Mozilla consegue bloquear apenas os anúncios que coletam informações sociais, analíticas ou pessoais. Caso o usuário queira, é possível customizar o que pode passar ou não pelo filtro, algo que inclui um modo de bloqueio total de ads.

Melhorando a internet a longo prazo

Conforme supracitado, o Focus é totalmente gratuito. Portanto, qual seria o objetivo em competir tão ferozmente com os demais bloqueadores de ads pagos da App Store? Na verdade, a missão é muito mais nobre: tornar a internet um lugar melhor, mesmo que a meta seja para longo prazo.

Segundo Nick Nuyen, o vice-presidente de produtos da Mozilla, a ideia não é lucrar com o app, já que muitos dos “concorrentes” selecionam o que pode ou não passar (incluindo alguns anúncios) para ganhar dinheiro. Em contrapartida, o Focus é transparente em suas ações e deixa bem claro o que ele pode fazer ou não.

Vale ressaltar que o aplicativo da companhia do Firefox não é puramente um ad blocker, já que é possível escolher o que você quer filtrar e bloquear apenas o conteúdo que coleta os seus dados pessoais. Caso o usuário opte pela inibição total de anúncios, alguns sites podem não carregar adequadamente.

Semelhanças com o seu primo mais velho

Sem dúvidas, a primeira coisa que pensamos quando ouvimos o nome da empresa Mozilla é o seu produto mais famoso: o Firefox. Sem dúvidas, a companhia aproveitou parte do trabalho empregado no navegador para criar o Focus.

Segundo o vice-presidente, o aplicativo utiliza parte da estrutura de bloqueio de trackers e ads do modo privado do Firefox para Windows, Mac, Linux e Android, que se baseia na lista “proteção contra rastreios”, que pode ser encontrada aqui.

Por mais que o aplicativo queira proteger o usuário e esteja cheio de boas intenções, ele tem um grande problema: o utilitário só é compatível com o navegador Safari. Em outras palavras, o Firefox de iOS não é compatível com o Focus da Mozilla. O motivo é que a Apple não deixa que terceiros utilizem a API de bloqueio de conteúdo.

O que você acha de bloquear anúncios invasivos no iOS? Comente no Fórum do TecMundo

Se você curtiu a ideia, pode baixar o aplicativo aqui, testá-lo e até mesmo dar o seu feedback para ajudar a companhia a melhorar a experiência.

Cupons de desconto TecMundo: