Pilote motos com segurança: conheça o “para-brisa inteligente” da Samsung

1 min de leitura
Imagem de: Pilote motos com segurança: conheça o “para-brisa inteligente” da Samsung

O mercado de tecnologia em carros e caminhões tem se desenvolvido com uma velocidade impressionante. A cada dia, novos recursos e dispositivos que melhoram a vida de motoristas e passageiros são lançados, e novos modelos de veículos já saem de fábrica com uma porção de funções de última geração, mas o mercado de motocicletas ainda anda um pouco estagnado nesse sentido.

O Smart Windshield funciona associado a um smartphone e é capaz de fornecer todo tipo de informação para quem pilota

A novidade apresentada pela Samsung, no entanto, mudaria bastante esse cenário, com um recurso extremamente útil e, melhor ainda, já pronto para ser fabricado em larga escala e adaptado a modelos de motos que já existem no mercado. É o Smart Windshield, ou para-brisa inteligente, que funciona associado a um smartphone e é capaz de fornecer todo tipo de informação para quem pilota uma motocicleta, sem interferir em sua segurança.

Olhando sempre para a frente!

Ele funciona como um projetor que reflete informações diretamente no para-brisa da moto de modo que o piloto possa ter acesso a esses dados sem tirar os olhos da pista à sua frente. Ele vai informar coisas como o caminho, através de um aplicativo de GPS, as ligações recebidas, para que você avalie se vale a pena interromper o percurso para atender o celular, e as demais notificações recebidas em seu dispositivo móvel.

O potencial para dar certo é imenso, e tudo o que é necessário para que o Smart Windshield seja produzido já é totalmente viável

Outras empresas, como a Reevu e a BMW, já tentaram inserir tecnologias como essa no mundo das motocicletas, mas todas focadas no capacete do piloto em vez de no para-brisa. Por enquanto, tudo não passa de um conceito, apresentado pelo canal oficial italiano da marca, como é possível ver no vídeo acima, mas o potencial para dar certo é imenso, e tudo o que é necessário para que o Smart Windshield seja produzido já é totalmente viável.

Você acha que recursos como o Smart Windshield da Samsung vão se tornar populares entre os donos de motocicletas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.