Cachecol 'camaleão' muda de cor para se adaptar ao contexto do usuário

1 min de leitura
Imagem de: Cachecol 'camaleão' muda de cor para se adaptar ao contexto do usuário

Quando pensamos na habilidade que os camaleões possuem de mudar suas próprias cores, normalmente imaginamos que a principal intenção do animal ao fazer isso é se camuflar para caçar melhor e escapar de predadores. No entanto, o fato é que muitas vezes os répteis trocam de tonalidades simplesmente para interagir com outros membros da espécie e regular a temperatura de seus corpos.

Inspirada por esse fato pouco conhecido, a Neffa desenvolveu o cachecol de humor Chameleon, um acessório de vestimenta que troca de cor para se adaptar a contextos variados sem que o usuário tenha que fazer qualquer esforço. O tecido é composto com camadas distintas, cada uma com sua própria tonalidade e estampa, capazes de responder a estímulos como iluminação, escuridão e temperatura.

As partes pretas são tingidas com uma tinta termocrômica que responde à temperatura corporal do usuário, enquanto os trechos verde-claros usam um material fotoluminescente e emitem um brilho azul-esverdeado no escuro. As áreas brancas do cachecol, por sua vez, contam com uma tintura fotocrômica, que reage à luz UV e fica laranja quando iluminada pelo sol.

Você pode conferir um vídeo e algumas imagens do produto em funcionamento mais acima. Caso você procure algo um pouco mais versátil e que possa ser alterado conforme sua vontade, vale a pena clicar aqui e conferir uma descoberta feita por um grupo de cientistas da Universidade da Flórida Central.

Via Mega Curioso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.