O que está por trás do 'cemitério de carros elétricos' na China?

3 min de leitura
Imagem de: O que está por trás do 'cemitério de carros elétricos' na China?
Imagem: Reprodução/serpentza

A cena causa estranhamento: um vasto terreno com uma enorme quantidade de carros parados e com pouco sinal de uso. Só que esse não é um estacionamento comum com uma coincidência no gosto dos motoristas, mas sim uma espécie de cemitério de veículos elétricos na China.

As imagens gravadas mostram terrenos baldios que viraram lares para veículos em ótimas condições, porém sem dono. E pasmem: esse fato é relativamente comum no país asiático e já viralizou mais de uma vez.

Recentemente, as fotos voltaram a circular nas redes sociais graças a um youtuber, agora acompanhadas de teorias sobre o porquê do descarte de produtos em aparente boas condições, em um país que parecia ter abraçado em definitivo essa tecnologia que é o sonho do consumidor atual.

O cemitério de carros elétricos na China

As imagens do vídeo abaixo circularam em redes sociais chinesas e foram divulgadas em inglês pelo youtuber serpentza, em um vídeo publicado em junho de 2023 – e já acumula mais de três milhões de visualizações.

Algumas cenas são gravadas por drone por quem descobriu ou recebeu a informação dos depósitos, dando toda a dimensão do local. Em outras, a pessoa responsável pela filmagem está dentro do estacionamento, inclusive abrindo as portas dos veículos.

Segundo os relatos, eles são modelos até que recentes e de fabricantes chinesas de renome, como o Geely Kandi K10 EV o Neta V e o BYD – uma fabricante que recentemente chegou com tudo ao Brasil.

Os veículos são novos e com baixa quilometragem.Os veículos são novos e com baixa quilometragem.Fonte:  Reprodução/serpentza 

A maioria dos veículos na cor branca está com poucos sinais de uso, plástico cobrindo os assentos e baixíssima quilometragem, indicando que pouco foi usado para além de testes ou transporte até o local.

As imagens são gravadas por fontes diferentes ao longo de muito tempo, com alguns vídeos já circulando há alguns anos por redes sociais locais.

Por que tantos carros elétricos novos estão parados na China?

A China atual é um dos líderes no setor de carros elétricos, tanto na venda quanto na fabricação de modelos por empresas locais.  Essas marcas nacionais estão incomodando até gigantes como a Tesla e montadoras que decidiram abraçar também os modelos mais sustentáveis.

Se a situação é tão boa, então qual o motivo do abandono? A teoria de serpentza e outros entusiastas da indústria, é de que os carros nos cemitérios são na verdade modelos envolvidos em um esquema de vendas infladas, sendo contados nos relatórios enviados ao governo para que as fabricantes recebam subsídios – um incentivo comum da China para empresas de diversos setores, em especial na tecnologia.

Mais uma cena de carros abandonados.Mais uma cena de carros abandonados.Fonte:  Guoyong Wu 

De acordo com o youtuber, as montadoras fazem vendas falsas para si mesmas, registrando carros oficialmente e alegando que os veículos foram todos vendidos, posteriormente celebrando o sucesso comercial da marca.

Entretanto, boa parte do imenso estoque nunca chega às lojas porque a demanda não é tão alta assim no país, com os veículos terminando os dias em um desses depósitos ao ar livre.

Uma situação similar já foi vista em 2018, quando um serviço chinês de bicicletas compartilhadas acabou após um enorme investimento, resultando em um cemitério de bicicletas azuis desabilitadas.

E o caso dos automóveis nem sequer é recente: o cineasta Guoyong Wu, que filmou as bikes abandonadas, lançou uma segunda parte do seu documentário em 2019 já com veículos elétricos abandonados. Veja acima!

E a sustentabilidade, como fica com tantos veículos parados?

Fora a possível manobra financeira, outro ponto polêmico do abandono de lotes inteiros de veículos elétricos é a questão ambiental. Afinal, por mais que a ideia por trás de veículos elétricos seja a sustentabilidade, isso está relacionado à eletricidade como alternativa ao combustível fóssil.

Entretanto, a degradação desses produtos na natureza não é nada ecológica e, para piorar, os veículos elétricos contêm baterias que são bastante prejudiciais ao ambiente quando expostas. Isso sem contar materiais como aço, vidro e outros componentes que poderiam ser reaproveitados em produtos realmente utilizados nessa ou em outras indústrias. 

Por enquanto, nenhuma das montadoras com modelos que aparecem nas filmagens se pronunciou sobre o caso. Além disso, não há provas de que os cemitérios de carros elétricos na China realmente estejam relacionados com uma manobra fiscal para receber subsídios governamentais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.