Mercado Livre dobra frota elétrica no Brasil com 400 novos veículos

2 min de leitura
Imagem de: Mercado Livre dobra frota elétrica no Brasil com 400 novos veículos
Imagem: Mercado Livre | Reprodução

Nesta semana, o Mercado Livre, empresa argentina de compras e vendas online, anunciou que aumentará sua frota elétrica no Brasil. Pensando em investir cada vez mais em mobilidade sustentável, a companhia incorporará cerca de 400 veículos elétricos em sua operação logística, que, agora, passará a contar com cerca de 700 veículos no país.

Outros 400 novos veículos elétricos também serão incorporados à operações logísticas no México e no Chile. Assim, a companhia passará a contar com mais de mil veículos elétricos em toda a América Latina.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O investimento do Mercado Livre é fruto da emissão de um título sustentável de U$ 400 milhões, que foram captados em 2021.  O objetivo é impulsionar projetos de triplo impacto como:

  • Redução da pegada ambiental por meio do uso de energias renováveis;
  • Eficiência energética;
  • Embalagens e mobilidade sustentáveis;
  • Regeneração e conservação de biomas;
  • Inclusão financeira, ao facilitar o crédito para micro e pequenas empresas e empreendedores;
  • Desenvolvimento e empoderamento social, por meio do qual impulsiona a educação para reduzir a ausência digital e incluir jovens no mercado de trabalho da América Latina.

A frota elétrica do Mercado Livre no Brasil ficará ainda maior com novos veículos.A frota elétrica do Mercado Livre no Brasil ficará ainda maior com novos veículos.Fonte:  Mercado Livre | Reprodução 

Esse crescimento também vem acompanhado da instalação de novos pontos de carregamento na região, somando mais de 200 pontos de recarga, impulsionando assim o desenvolvimento da eletromobilidade em todo o país.

Além da mobilidade elétrica, o Mercado Livre tem investido no desenvolvimento de uma frota de caminhões movidos a gás natural, combustível que emite cerca de 18% menos carbono do que o diesel. Atualmente, 139 caminhões utilizam gás natural no Brasil.

A empresa anunciou ainda uma parceria com a Newlab, plataforma internacional de inovação com sede regional em Montevidéu, no Uruguai, para acelerar a transição sustentável da sua rede logística com soluções inovadoras de mobilidade. A partir dessa união, será iniciado o desenvolvimento do Studio Low-Carbon Logistics, com o objetivo de testar protótipos e incorporar tecnologias emergentes de baixa emissão de dióxido de carbono (CO2).

"Estamos satisfeitos com os avanços conquistados e, sobretudo, comprometidos em acelerar o impacto das nossas iniciativas de mobilidade, energias renováveis e circularidade de materiais, trabalhando em conjunto com todos os atores envolvidos nesta agenda”, destacou Guadalupe Marin, diretora de Sustentabilidade do Mercado Livre na América Latina.

Além do investimento em uma logística cada vez mais sustentável, o Mercado Livre também já investiu em outras ações que potencializam um impacto positivo no meio ambiente.

A companhia consome 100% de energia limpa em 21 operações logísticas e escritórios; 100% das embalagens da companhia são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis; e, como parte de seu programa Regenera America, a empresa investiu mais de 10 milhões de dólares em projetos de regeneração e conservação de biomas emblemáticos da América Latina, somando mais de 10 milhões de árvores em processo de restauração.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.