Uber: adolescentes agora podem criar conta e viajar desacompanhados

1 min de leitura
Imagem de: Uber: adolescentes agora podem criar conta e viajar desacompanhados
Imagem: GettyImages

O Uber anunciou a liberação para que adolescentes com idades entre 13 e 17 anos criem as próprias contas no aplicativo de transporteCom a nova modalidade, os jovens poderão fazer viagens desacompanhados, mas os motoristas podem recusar essas corridas.

Antes, o app permitia contas apenas para maiores 18 anos. No caso dos adolescentes, é preciso vincular o perfil ao dos pais ou responsáveis, que atuam como titulares. Assim, é possível rastrear o percurso e falar com o motorista. Os pais também podem gravar o áudio no carro e os menores passarão por um treinamento obrigatório de segurança no aplicativo.

“O responsável está no controle da conta: ele pode remover a conta do adolescente, o perfil de pagamento pode ser removido, ele tem visibilidade total. Mas, ao mesmo tempo, o adolescente tem independência, então quando eles estão em uma situação [onde] precisam de uma carona no Uber, eles podem fazer essa viagem”, disse o vice-presidente de produtos, Sachin Kansal.

A proibição de menores desacompanhados em carros de aplicativo nunca impediu o acontecimento dessas viagens. É importante lembrar, também, casos de assédio sofridos, principalmente por meninas jovens em percursos. Em outro recurso de segurança, apenas motoristas com classificação alta recebem as solicitações de corrida.

Apenas motoristas bem avaliados receberão as solicitações de corrida dos adolescentes e podem recusar.Apenas motoristas bem avaliados receberão as solicitações de corrida dos adolescentes e podem recusar.Fonte:  GettyImages 

Eles podem ainda rejeitar a prestação do serviço para o grupo etário. “O responsável tem visibilidade, o adolescente tem todos esses recursos de segurança e você [motorista] não está violando as diretrizes do Uber”, emendou Kansal.

A novidade, por enquanto, foi anunciada em 22 cidades dos Estados Unidos. No Brasil, o site da empresa ainda destaca que o "usuário deve ter pelo menos 16 anos para solicitar viagens, e caso seja mais novo, é necessário o consentimento dos responsáveis para que a viagem possa ser feita".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.