Ford inventa sistema para controlar carro em caso de falta de pagamento

1 min de leitura
Imagem de: Ford inventa sistema para controlar carro em caso de falta de pagamento
Imagem: Getty Images

A Ford fez um pedido de patente para um sistema que permitiria retomar a posse de um carro conectado à internet, caso o dono deixasse de pagar as parcelas do financiamento. Segundo a fabricante, o sistema seria uma solução para o problema de falta de cooperação dos inadimplentes e das tentativas de "impedir a operação de reintegração de posse".

A solicitação de registro ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos descreve um segundo computador de bordo dedicado ao "sistema de reintegração de posse" que tem como objetivo facilitar o processo de retomada do automóvel, começando com pequenos incômodos que causariam "desconforto" ao proprietário.

Desenho exemplifica como funcionaria sistema que a Ford tentou registrar patente.Desenho exemplifica como funcionaria sistema que a Ford tentou registrar patente.Fonte: Ford/Reprodução

Inicialmente, o carro perderia o uso de recursos como GPS, ar-condicionado e rádio. Se a dívida não fosse quitada, o veículo poderia ser bloqueado em alguns períodos ou em uma região geográfica. Em caso mais extremos, o carro seria levado, de forma automática, até uma agência de recompra, a financiadora do veículo ou um ferro-velho.

O pedido de patente foi formalizado agosto de 2021, mas só foi revelado na semana passada.

Inadimplência em financiamento cresce no Brasil

Se sistema da Ford fosse implantado em todos os veículos do Brasil, um em cada 20 proprietários perderiam a posse do bem em 2022.Se sistema da Ford fosse implantado em todos os veículos do Brasil, um em cada 20 proprietários perderiam a posse do bem em 2022.Fonte: Getty images

No Brasil, a taxa de inadimplência de financiamentos de veículos 0 km por pessoas físicas acima de 90 dias aumentou 1,5% no ano passado, saindo de 3,9% em 2021 para 5,4% em 2022, segundo estatísticas do Banco Central. Isso tem impactado diretamente a taxa anual média de juros, que alcançou 28,7%, o maior índice dos últimos anos.

As vendas financiadas foram reduzidas em 2022, invertendo a participação histórica com relação aos pagamentos à vista e parcelamento na compra de veículos. No ano passado, 75% dos automóveis foram pagos à vista. Antes da pandemia, 70% das compras eram parceladas, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.