Como funciona teste da 'caneta dedo-duro' que mostra reparo em carro usado

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Imagem: Repositório de imagens NZN

Uma tecnologia simples, já disponível no Brasil desde 2004, a caneta medidora de tinta profissional torna-se uma ferramenta preciosa quando o assunto é a compra de um carro usado. Chamada de “caneta dedo-duro” ela consegue identificar se o carro analisado tem massa utilizada por serviços de funilaria, para encobrir pequenas ou grandes imperfeições no passado.

Recentemente, vídeos que mostram a caneta em funcionamento viralizaram no TikTok e colocaram o produto novamente em evidência.

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Vendida com nomes variados, por preços que variam entre R$ 80 e R$ 250, a caneta usa ponta magnética que, posicionada na lataria, avalia a espessura da camada de tinta do veículo. Assim que o ímã encosta na lataria, um cilindro interno se move para revelar a situação, que é mostrada no corpo da ferramenta, assim que a caneta é puxada.

Embora saber se o carro foi repintado não seja em si um problema, a honestidade e a clareza na hora da venda são pontos fundamentais em uma negociação desse tipo. Assim, a caneta pode funcionar como um instrumento útil tanto para compradores como vendedores, para aumentar a transparência e fixar um preço justo para o veículo que, quanto mais restaurado, menos valerá.

Como funciona a "caneta dedo-duro"?

O segredo da caneta medidora de tinta é sua ponta magnética que mostra se a tinta está mais ou menos próxima da superfície metálica. (Fonte: Reprodução)O segredo da caneta medidora de tinta é sua ponta magnética que mostra se a tinta está mais ou menos próxima da superfície metálica. (Fonte: Reprodução)Fonte: Reprodução

Por ser magnética, a ponta da caneta indica a distância entre a tinta e a superfície metálica do carro. Com isso, a "grossura" da tinta pode ser avaliada conforme as cores em quatro tipos:

  • Vermelha significa "Muito espessa", o que demonstra que a lataria, naquele ponto específico, está coberta com massa plástica, sinal de um reparo de danos mais profundo;
  • Amarela denota "Repintura", ou seja, uma espessura um pouco mais grossa, que indica um reparo leve, com aplicação de novas camadas de tinta ou verniz;
  • Verde é "Boa", pois mostra que a espessura está compatível com os fabricantes nacionais, ou seja, pintura original;
  • Já o Azul é sinal de "Muito fina", mostrando que a espessura está menor do que a média dos fabricantes nacionais. Isso significa que, durante os reparos, houve má preparação da superfície.

Finalmente, é bom lembrar que a espessura da tinta de repintura é apenas um indicativo do nível da gravidade do incidente que levou aquele veículo à funilaria. Essa sim é a situação que deve ser investigada, pois é o que mais derruba o valor de um veículo e pode ser até um impeditivo para que a seguradora aceite fazer o seguro do carro.

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