Tabela Fipe: como é calculado o valor dos carros

3 min de leitura
Imagem de: Tabela Fipe: como é calculado o valor dos carros
Imagem: Shutterstock

Carros podem ser considerados itens de alto valor. Mesmo com o passar dos anos, continuam valendo bastante e mantendo preços altos para a maioria dos bolsos brasileiros. Mas, como manter um preço justo, que seja adequado a todas as questões que mencionamos, como ano em que foi produzido/lançado, conservação, a marca, o modelo, o motor e outras especificações?

É pensando em manter uma coerência nos valores dos veículos brasileiros em cima dessas questões que surgiu a Tabela Fipe. Você já deve ter ouvido falar nela, mas pode não saber bem como surgiu ou como funciona. Vamos responder às principais dúvidas e explicar como é calculado o valor dos carros em mais este artigo do TecMundo. Confira a seguir:

O que é a Tabela Fipe?

A Tabela Fipe é relacionada à compra e venda de carros usados, mas também pode ser usada no cálculo de impostos (é utilizada para o cálculo de tributos, como o Imposto sobre o IPVA) e no planejamento financeiro de quem possui um veículo, e não abrange somente carros, mas motos, triciclos, quadriciclos, caminhões e micro-ônibus.

carro

Porém, apesar de ser uma das maiores referências do mercado no quesito, é apenas um dos fatores que influencia no preço dos veículos.

O nome se origina a partir da companhia que desenvolve a Tabela: a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. É uma organização criada em 1973 que não possui fins lucrativos, que passou a ser sua famosa Tabela só em 2001.

Entre seus usos está a negociação de automóveis, financiamentos e o cálculo como valor presente em apólice de seguros relacionados a veículos. Além disso, ela também é utilizada para o cálculo de tributos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Como é calculado o valor dos carros?

Como mencionamos antes, a Tabela Fipe é apenas uma referência de valores para os veículos e não serve como valor final para a compra e venda.

Ou seja, os preços na tabela não necessariamente serão os preços que o comprador e vendedor irão encontrar pelo mercado. Isso ocorre porque há outros fatores relacionados aos automóveis que não são considerados nos valores trazidos pela Fipe.

O preço é calculado com base em uma pesquisa nacional realizada por entrevistadores que atualizam os preços nas concessionárias a partir do valor pago pelo consumidor final com pagamento à vista.

.  Fipe | Divulgação 

Com os números apurados, a Organização exclui dados de preços muito baixos e muito altos (com pouca ou nenhuma informação complementar como parâmetro estatístico) e usa uma média de preços anunciados pelos vendedores.

A média de mercado é apurada a partir da marca, modelo e versão entre os preços de veículos para o segmento de carros e utilitários a partir do ano modelo de 1985, em caminhões (apenas valor do chassi cabine) e ônibus a partir de 1981, e para motos, triciclos e quadriciclos começando em 1990.

A média para veículos zero km é apurada com o preço médio dentro de uma versão com opcionais básico, intermediário e completo. Os valores são expressos sempre em R$ (reais) do mês/ano de referência.

Porém, nem todos os veículos são considerados na tabela. O Instituto não conta:

  • Veículos para revenda, frotista e governo
  • Blindados, personalizados, com conversão de motor e veículos transformados
  • Veículos de fabricação própria ou de marcas não consolidadas no mercado
  • Veículos de importação independente e veículos de teste

Onde consultar a Tabela Fipe?

A consulta à Tabela Fipe está disponível no site do instituto. Escolha o tipo, o período de referência, a marca o modelo e o ano do veículo para sua consulta na página.

Outra forma interessante de acessar a Tabela é por meio dos aplicativos disponibilizados oficialmente com consulta pública ao preço médio de veículos. O download é gratuito e estão nas principais lojas de aplicativo: Google Play e App Store.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.