Tecnologia da NASA pode carregar carro elétrico em 5 minutos

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia da NASA pode carregar carro elétrico em 5 minutos
Imagem: Universidade de Purdue

Uma notícia divulgada pela NASA em seu blog no início do mês (4) pode representar um grande avanço para a indústria de carros elétricos. Segundo a agência aeroespacial americana, uma técnica avançada de controle de temperatura, que está sendo desenvolvida para futuras missões na Lua e em Marte, é capaz de reduzir o tempo de carregamentos de veículos elétricos para cinco minutos ou menos.

De acordo com a NASA, a nova tecnologia é uma parceria com a Universidade de Purdue, de West Lafayette nos EUA, e foi desenvolvida originalmente para equipar sistemas de energia de fissão nuclear em futuras missões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, pode também abastecer "bombas de calor de compressão de vapor para apoiar habitats e sistemas lunares e marcianos, fornecendo controle térmico e suporte avançado à vida a bordo de espaçonaves”.

Como funciona a nova tecnologia da NASA?

A nova técnica, chamada ""subcooled flow boiling" (ebulição de fluxo sub-resfriado em tradução livre), é usada em reatores nucleares de água pressurizada (PWRs), e consegue resfriar cabos que conduzem altas cargas, possibilitando um fluxo mais rápido da eletricidade, sem nenhum risco de superaquecimento dos componentes, diz a NASA.

Por analogia, a ferramenta poderia igualmente elevar a corrente elétrica dos atuais carregadores de veículos elétricos em cerca de 1,4 mil amperes, o que representa quase cinco vezes a taxa de 520 amperes atualmente disponibilizada, segundo a NASA.

O cálculo foi feito – explica o release da NASA – levando-se em conta um carregador de carro elétrico padrão disponível no mercado, que entrega normalmente menos de 150 amperes. Com o novo sistema, ele poderia “fornecer 4,6 vezes a corrente dos carregadores de veículos elétricos mais rápidos disponíveis no mercado hoje, removendo até 24,22 quilowatts de calor”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.