Tesla AI Day: onde assistir e o que esperar do evento de Elon Musk

2 min de leitura
Imagem de: Tesla AI Day: onde assistir e o que esperar do evento de Elon Musk
Imagem: Tesla

A Tesla realiza nesta sexta-feira (30) o Tesla AI Day, evento da companhia focado em projetos de inteligência artificial.  A conferência está programada para começar às 21 horas (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo no site da montadora.

O cartaz do evento.O cartaz do evento.Fonte:  Tesla 

Ao longo dos últimos meses, as redes sociais e o CEO da empresa, Elon Musk, soltaram algumas pistas sobre os conteúdos que serão apresentados ao longo do evento — e as novidades vão muito além de carros elétricos, que são os produtos mais conhecidos da Tesla. A seguir, conheça algumas dessas possibilidades.

Tesla Bot ou Optimus

O robô humanoide da Tesla deve ser o destaque da conferência. Afinal, como confirmou o próprio Musk, o evento foi adiado em alguns meses para que um protótipo em funcionamento talvez fosse aprimorado a ponto de ser exibido.

Optimus.Optimus.Fonte:  Tesla 

De acordo com o anúncio feito em 2021, o Tesla Bot, também chamado de Optimus, tem 1,72 m de altura e pesa 55 kg. O robô deve ser capaz de realizar tarefas básicas de esforço manual repetitivo ou companhia. Por enquanto, faltam detalhes técnicos e também prazos sobre o projeto.

Chip de treinamento Dojo

O Dojo, ou D1, é um chip desenvolvido pela própria Tesla que é voltado ao treinamento de redes de inteligência artificial. Esse componente deve aprimorar e muito a capacidade de reconhecimento e ação de sistemas para carros, sendo uma aposta da marca para um novo nível de autonomia.

O Dojo.O Dojo.Fonte:  Tesla 

O processador ainda estava em fase inicial de desenvolvimento no Tesla AI Day de 2021, mas agora pode aparecer como destaque ou ao menos ganhar um prazo para implementação.

Carros autônomos

A Tesla também deve fornecer maiores detalhes sobre o atual status do Full Self Driving (FDS), o atual serviço de piloto automático para carros da empresa. A expectativa é de que Musk apresente novas funções ou ao menos prazos para que certos recursos sejam implementados ou disponibilizados em massa, como adequações ao trânsito e o estacionar automatizado.

O Full Self Driving (FDS) em ação.O Full Self Driving (FDS) em ação.Fonte:  Tesla 

Esse é um momento importante para se defender: a marca foi recentemente processada por suposta propaganda enganosa do piloto automático e recentemente anunciou um aumento no preço do serviço.

Taxi robô

Produtos mais próximos do lançamento comercial, como o Cybertruck e o Semi, não devem fazer parte da conferência. Porém, um anúncio já citado por Musk pode aparecer: um "taxi robô" que o empresário confirmou que está em desenvolvimento em uma fábrica da marca no Texas.

O veículo seria totalmente voltado para aplicativos de transporte, como Uber e Lyft, e não precisará de motorista humano como acompanhante. "Grande escala. Auto-condução total. Haverá um robô-táxi dedicado", disse Musk em abril de 2022, durante a visita à fábrica. Por enquanto, não há qualquer informação a respeito do projeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.