Falta de chips leva a Ford a vender carros 'incompletos'

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A escassez de chips que tem afetado a indústria global está levando a Ford a vender carros "incompletos" nos Estados Unidos. Conforme relatou a CNN na segunda-feira (14), a montadora tomou a decisão para evitar que os clientes passem um longo tempo na fila de espera pelos seus novos veículos.

Um dos modelos afetados é o Ford Explorer, que sairá de fábrica sem os controles de ar condicionado e aquecimento traseiros. O ajuste da temperatura para o banco de trás deverá ser feito pelo motorista ou o passageiro do banco da frente.

Algo parecido aconteceu com a F-150. Os compradores da picape têm a opção de desistir da função start-stop, que economiza combustível, obtendo um desconto de US$ 50, ou aguardar a chegada do processador utilizado na tecnologia para retirar o carro na concessionária.

Os mercados de celulares, computadores e outros segmentos também sofrem com a falta dos semicondutores.Os mercados de celulares, computadores e outros segmentos também sofrem com a falta dos semicondutores.Fonte:  Unsplash 

De acordo com a emissora, os consumidores que adquirirem o SUV Explorer ‘incompleto’ poderão instalar o controle climático do banco traseiro posteriormente, sem custos, assim que a peça estiver disponível. O mesmo não acontecerá com o start-stop da F-150, que só pode ser adicionado durante a montagem da picape.

Restrições afetam mais montadoras

Em 2021, a General Motors também foi obrigada a fabricar carros com recursos a menos por conta da falta de peças. Módulo de gerenciamento de combustível, sistema start-stop, assentos aquecidos, apoio lombar ajustável e a função de assistente de estacionamento foram algumas das ferramentas excluídas temporariamente.

Os modelos afetados foram as picapes Silverado e GMC Sierra e o Cadillac XT4. A montadora afirmou que fará a instalação gratuita dos recursos assim que tiver os chips disponíveis.

Ainda sobre a Ford, a marca anunciou parceria com a GlobalFoundries para a produção dos chips automotivos no final do ano passado. O objetivo é fornecer semicondutores para as suas próprias fábricas e toda a indústria automobilística americana.

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