XC40 Pure Electric: carro 100% elétrico da Volvo chega ao Brasil

1 min de leitura
Imagem de: XC40 Pure Electric: carro 100% elétrico da Volvo chega ao Brasil

A Volvo Cars confirmou o lançamento no Brasil do primeiro veículo 100% elétrico da montadora. Trata-se do XC40 Recharge Pure Electric, parte do plano da empresa para se tornar uma marca sem modelos de combustíveis fósseis no catálogo até 2030.

O automóvel tem visual inspirado na versão do SUV e combina estilo e sustentabilidade. Entre as novidades, além da cor Sage Green, as grades de entrada de ar ao motor foram substituídas por um painel com o logo da montadora. As rodas de alumínio de 20 polegadas já incluem um sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

Detalhes do painel do modelo.Detalhes do painel do modelo.Fonte:  Volvo Cars 

No interior, os bancos são revestidos em microtech, enquanto o painel traz um acabamento em Cutting Edge Aluminium e o piso tem cobertura de plástico reciclável.

A configuração 100% elétrica garante ainda espaço para um porta-malas frontal e soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e outros itens. Os celulares, aliás, podem ser carregados por indução.

Entre as tecnologias de condução, destaca-se o One Pedal Drive. Com a função, aceleração e frenagem são muito mais práticas e econômicas ao serem ativadas a partir de um único pedal.  E o modelo não tem botão de partida: a ligação acontece quando você entra com a chave no bolso, afivela os cintos e inicia a condução no câmbio.

Já a navegação interna é garantida a partir de um sistema de infoentretenimento Google Automotive Services, que funciona a partir da plataforma Android, traz o Google Assistente para uso de comandos de voz e inclui diversos ecossistema de aplicativos nativos via Google Play.

O XC40 Recharge Pure Electric tem ainda 408 hp de potência e 660 N.m de torque. A autonomia garantida é de mais de 400 km com uma única carga, sendo que a bateria chega a 80% de sua capacidade em 40 minutos na tomada. A marca garante uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,9 segundos, com limitador de 180km/h.

Disponibilidade

A pré-venda foi encerrada em poucos dias graças ao alto número de interessados e, por isso, a Volvo Cars garantiu que o valor de lançamento será mantido até o fim de 2021, incluindo o serviço Volvo Wallbox com a instalação inclusa. O modelo custa R$ 389.950.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.