Feriado de 9 de julho em SP muda operação de ônibus, trens e metrô

1 min de leitura
Imagem de: Feriado de 9 de julho em SP muda operação de ônibus, trens e metrô
Imagem: CPTM/Divulgação

A operação do transporte público nas empresas ligadas à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) será modificada nesta sexta-feira (9). Na data, que é feriado em todo o estado de São Paulo, comemora-se o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932.

Durante o feriado de nove de julho, as sete linhas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terão funcionamento de sábado. Já no sábado (10) e no domingo (11), a circulação será a normal do final de semana, exceto na Linha 12-Safira, que passa por obras.

Por conta dos trabalhos, a velocidade será reduzida entre as estações Brás e Comendador Ermelino, no sábado, enquanto no domingo haverá o acionamento do sistema Paese no trecho entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino. As obras também paralisarão o Expresso Aeroporto, ficando a linha 13-Jade como alternativa.

Os ônibus terão horários diferenciados no feriado.Os ônibus terão horários diferenciados no feriado.Fonte:  Flickr/Governo SP 

Nas operações vinculadas à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), os ônibus intermunicipais de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte terão horário de domingo no feriado, ficando as linhas da Baixada Santista com a programação de sábado. No fim de semana, a operação será normal em todas.

Metrô e bikes

Os usuários dos serviços da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) também enfrentarão mudanças. Neste caso, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás terão oferta equivalente aos domingos durante o feriado.

A operação do metrô será normal no fim de semana, exceto na Linha 15. Ela sofrerá paralisação parcial na sexta e no domingo, entre 4h40 e 14h, quando os passageiros poderão usar os ônibus gratuitos do Paese entre São Mateus e Vila Prudente, mas funcionará normalmente no sábado.

Para os usuários de bicicletas, o embarque estará liberado de sexta a domingo na CPTM, no Metrô e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos trens, o embarque deve ser feito no último carro e é limitado a quatro bikes por viagem.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.