Citroën revela van movida a hidrogênio com 400 km de autonomia

1 min de leitura
Imagem de: Citroën revela van movida a hidrogênio com 400 km de autonomia
Imagem: Citroën/Divulgação
Avatar do autor

A francesa Citroën anunciou a ë-Jumpy Hydrogen, primeira van elétrica da marca movida a células de hidrogênio. Desenvolvida para transporte de cargas leves, o modelo se destaca por oferecer cerca de 400 km de autonomia.

O veículo usa um tanque de hidrogênio de 4,4 kg combinado com uma bateria de 10,5 kWh. Enquanto a célula de combustível fornece energia contínua, a bateria é acionada quando há a necessidade de carga extra a curto prazo.

A ë-Jumpy Hydrogen é uma versão com tecnologia híbrida da van ë-Jumpy.A ë-Jumpy Hydrogen é uma versão com tecnologia híbrida da van ë-Jumpy.Fonte:  Citroën/Divulgação 

Segundo a marca, a tecnologia de hidrogênio atende às necessidades de empresas que realizam longas viagens ou não têm tempo para a recarga de bateria durante o dia. Logo, a ë-Jumpy Hydrogen tem a vantagem do abastecimento do tanque em 3 minutos.

Para mais, a bateria é carregada usando a eletricidade gerada pelas células de hidrogênio e recupera energia durante a desaceleração da van. Os motoristas também podem realizar a carga em estações, mas o processo tem o tempo médio de 60 minutos.

A Citroën ë-Jumpy Hydrogen terá duas versões: o modelo M tem espaço para carga de 4,95 metros cúbicos e o XL tem 5,30 metros cúbicos. Ademais, ambos suportam até 1.100 kg.

Estrutura da ë-Jumpy traz um tanque de hidrogênio e células de bateria no assoalho.Estrutura da ë-Jumpy traz um tanque de hidrogênio e células de bateria no assoalho.Fonte:  Citroën/Divulgação 

Frota completamente eletrificada

A van ë-Jumpy Hydrogen será lançada no último trimestre deste ano na Europa. Os primeiros modelos serão fabricados em Valenciennes, na França, antes de iniciar a produção na instalação da Stellantis em Rüsselsheim, na Alemanha.

O espaço alemão é conhecido como o “Centro de Competência de Hidrogênio” do grupo automotivo. Lá também são produzidos os veículos irmãos Opel Vivaro-e Hydrogen e Peugeot e-Expert Hydrogen.

Por fim, a Citroën também revelou que toda a linha de veículos comerciais leves será eletrificada ainda em 2021. Assim, a montadora planeja lançar as versões elétricas da ë-Berlingo Van e da My Ami Cargo também no 2º semestre.