Elétrico ID.3 da Volkswagen ganha 5 estrelas no Euro NCAP [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Elétrico ID.3 da Volkswagen ganha 5 estrelas no Euro NCAP [vídeo]
Imagem: Euro NCAP/Divulgação

Nas provas realizadas pelo European New Car Assessment Programme (ou Euro NCAP), o novo Volkswagen ID.3 fez bonito e passou com louvor nos testes de segurança, superando com folga seu principal concorrente, o Model 3 da Tesla. O carro elétrico da montadora alemã recebeu cinco estrelas na avaliação geral.

.  Euro NCAP/Reprodução 

Em somente um aspecto o carro não foi bem: segundo o relatório, "na avaliação de proteção para impactos do lado oposto ao motorista, a excursão do manequim (seu movimento em direção ao outro lado do veículo) foi classificada como ruim, embora as medições do manequim fossem boas".

.  Euro NCAP/Reprodução 

Desempenho

Os testes mostraram que a distribuição de airbags por toda a volta no interior do veículo resultou em proteção eficiente: as imagens mostraram que o interior ficou, depois das colisões, praticamente intacto.

.  Volkswagen/Divulgação 

Confira as imagens do teste (você pode ver o vídeo inteiro ao fim da matéria):

Impacto frontal com uma barreira deformável móvel, ambos a 50 km/h

Impacto frontal com uma barreira rígida a 50 km/h

Impacto lateral com uma barreira móvel deformável a 60 km/h

Impacto lateral com um poste rígido a 32 km/h

Multa milionária

Espera-se que, com a divulgação dos testes, as vendas do ID.3 ganhem um impulso que compensem os prejuízos causados pelo atraso na produção por conta de problemas no software.

Há um mês, o Grupo Volkswagen teve que fazer um acordo com uma concorrente para fugir de pesadas multas impostas pela Comissão Europeia para quem ultrapassar o limite de emissões de 95g de CO2/km.

O plano da VW era vender algumas unidades de ID.3 ao fim de 2019, e mais 150 mil este ano, ficando a salvo da multa que prevê o pagamento de 95 euros por cada grama acima do limite imposto. Como o lançamento do elétrico atrasou, a montadora alemã precisou comprar créditos de carbono de outra fabricante de veículos. A escolhida, obviamente, não foi a Tesla, mas a MG, marca controlada pela chinesa SAIC Motor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.