Califórnia determina que caminhões abandonem diesel até 2045

1 min de leitura
Imagem de: Califórnia determina que caminhões abandonem diesel até 2045
Imagem: Pixabay

Uma nova lei visando à redução de emissão de dióxido de carbono foi aprovada na Califórnia, nos Estados Unidos. A regra determina que caminhões e vans comerciais abandonem o uso de diesel até 2045, favorecendo a adoção de veículos movidos a eletricidade e hidrogênio – e não será a última a ser aplicada no local.

Estipulada pelo Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (CARB), espera-se que as opções movidas a combustíveis fósseis sejam completamente eliminadas das estradas até 2045, mas o processo de transição começa desde já, para que elas parem de ser vendidas até 2035. Veículos de curta distância, utilizados em portos e pátios rodoviários, devem ser substituídos também até 2035.

Veículos movidos a diesel devem sair das estradas ainda nas próximas décadas.Veículos movidos a diesel devem sair das estradas ainda nas próximas décadas.Fonte:  Pixabay 

De acordo com o CARB, ainda que representem somente 7% dos veículos locais, caminhões e vans são alguns dos piores emissores de poluentes, sendo responsáveis por 70% da poluição relacionada à fumaça e 80% das partículas cancerígenas originadas do diesel.

Com a nova medida, a Califórnia busca atingir as metas de qualidade climática e do ar, particularmente em áreas metropolitanas, como Los Angeles.

Movimento global

O estado norte-americano não é o único a iniciar ações nesse sentido. No Reino Unido, a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis será encerrada até 2035, sendo que legisladores locais esperam adiantar a data para 2032. Já na Alemanha, o mesmo deve ocorrer até 2030.

Considerando a urgência da preservação do meio-ambiente, as mensagens desses governos estão sendo levada a sério por montadoras. A Volkswagen, por exemplo, anunciou na semana passada que, a partir de agora, produzirá somente veículos elétricos – e a tendência é que concorrentes sigam o mesmo caminho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.