menu
Logo TecMundo
Transportes

GM lança carro autônomo para serviço de viagens compartilhadas

Conduzido por um sistema aprimorado de IA, o Origin não tem volante, pedais nem retrovisores

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule23/01/2020, às 12:00

GM lança carro autônomo para serviço de viagens compartilhadasFonte:

Imagem de GM lança carro autônomo para serviço de viagens compartilhadas no tecmundo

General Motors apresentou, na última terça-feira (21), o Origin, primeiro carro autônomo da montadora, que é conduzido por um sistema de inteligência artificial capaz de tomar decisões mais rápidas que o cérebro humano. O modelo inovador, com design futurista, foi revelado em um evento em São Francisco (EUA).

Desenvolvido pela Cruise, subsidiária da GM focada em veículos autônomos, em parceria com a Honda, o Origin é um carro elétrico sem motorista criado para atender aos serviços de compartilhamento de viagens, tendo capacidade para transportar até seis pessoas.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Ele não tem volante, pedais, retrovisores nem outros itens tão comuns em qualquer veículo. O condutor é substituído por uma série de sensores, câmeras de alta resolução e um sistema avançado de GPS, capazes de identificar outros automóveis, objetos, ciclistas e pessoas, mesmo que estejam ocultos pela névoa, escuridão ou chuva.

O design futurista chama a atenção. (Fonte: Cruise/Divulgação)

O interior do Origin é espaçoso, semelhante a um lounge e prioriza um ambiente conectado, trazendo entradas USB, displays digitais e muitas outras tecnologias. Há ainda espaço para armazenar a bagagem (mochilas, malas e outros tipos de cargas) e portas deslizantes com grande abertura, possibilitando a entrada e a saída simultâneas do automóvel.

Modelo ainda está em testes

Antes de chegar às ruas, o Cruise Origin precisará passar por novos testes e atender a uma série de exigências por parte do governo americano. Por enquanto, ele está sendo testado apenas nas instalações da montadora.

Outro detalhe interessante revelado pela fabricante é que o novo veículo elétrico não será comercializado para terceiros. Todas as unidades pertencerão à própria Cruise e estarão disponíveis no serviço de transporte de passageiros que ela pretende lançar em São Francisco.