GM lança carro autônomo para serviço de viagens compartilhadas

1 min de leitura
Imagem de: GM lança carro autônomo para serviço de viagens compartilhadas

General Motors apresentou, na última terça-feira (21), o Origin, primeiro carro autônomo da montadora, que é conduzido por um sistema de inteligência artificial capaz de tomar decisões mais rápidas que o cérebro humano. O modelo inovador, com design futurista, foi revelado em um evento em São Francisco (EUA).

Desenvolvido pela Cruise, subsidiária da GM focada em veículos autônomos, em parceria com a Honda, o Origin é um carro elétrico sem motorista criado para atender aos serviços de compartilhamento de viagens, tendo capacidade para transportar até seis pessoas.

Ele não tem volante, pedais, retrovisores nem outros itens tão comuns em qualquer veículo. O condutor é substituído por uma série de sensores, câmeras de alta resolução e um sistema avançado de GPS, capazes de identificar outros automóveis, objetos, ciclistas e pessoas, mesmo que estejam ocultos pela névoa, escuridão ou chuva.

O design futurista chama a atenção. (Fonte: Cruise/Divulgação)

O interior do Origin é espaçoso, semelhante a um lounge e prioriza um ambiente conectado, trazendo entradas USB, displays digitais e muitas outras tecnologias. Há ainda espaço para armazenar a bagagem (mochilas, malas e outros tipos de cargas) e portas deslizantes com grande abertura, possibilitando a entrada e a saída simultâneas do automóvel.

Modelo ainda está em testes

Antes de chegar às ruas, o Cruise Origin precisará passar por novos testes e atender a uma série de exigências por parte do governo americano. Por enquanto, ele está sendo testado apenas nas instalações da montadora.

Outro detalhe interessante revelado pela fabricante é que o novo veículo elétrico não será comercializado para terceiros. Todas as unidades pertencerão à própria Cruise e estarão disponíveis no serviço de transporte de passageiros que ela pretende lançar em São Francisco.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.