Governo de São Paulo lança app para cidadão agendar consulta em hospital

1 min de leitura
Imagem de: Governo de São Paulo lança app para cidadão agendar consulta em hospital

Cidadãos paulistas poderão utilizar um aplicativo para agendar consultas e exames em hospitais municipais. O app Hora Marcada, desenvolvido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) para a Secretaria Estadual da Saúde, já pode ser baixado nesta terça-feira (16) em celulares com sistema operacional Android.

Inicialmente, o Hora Marcada vai funcionar apenas para os moradores de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Segundo o governo, o sistema que “facilita o agendamento pelo celular” ainda será oferecido a todas as prefeituras do estado — uma data para isso acontecer não foi entregue.

A

Como uma agenda virtual, o app permite ao usuário agendar e visualizar as datas e horários dos agendamentos de consultas e exames, bem como cancelar ou reagendar de forma mais rápida, caso não seja possível comparecer à Unidade Básica de Saúde.

O serviço com hora marcada também busca trazer benefícios para a gestão dos sistemas de saúde, reduzindo o índice de faltas e acabando com as filas de espera para o atendimento, afirma o governo — o modelo é semelhante ao usado nos postos Poupatempo.

“O pessoal da Prodesp aceitou o nosso desafio e tem colaborado de forma ágil e eficiente para o desenvolvimento de programas inovadores”, afirma o governador João Dória. Segundo ele, o aplicativo representa uma revolução digital no âmbito de atendimento à população.

Como usar o app

Para ter acesso ao Hora Marcada, o paciente deverá baixar o aplicativo, disponível gratuitamente na Google Play e, em breve, na Apple Store. Ele só pode ser usado por cidades que aderirem ao acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Ribeirão preto foi a primeira a aderir).

Após a instalação, é preciso preencher informações básicas como número do cartão SUS e o CPF do usuário.

A

O “passo a passo” para utilização pode ser consultado em http://horamarcada.saude.sp.gov.br/, onde há um vídeo tutorial e uma relação de Perguntas freqüentes para orientar a população.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.