Carros da Volvo vão se comunicar para alertar sobre perigos em pistas

1 min de leitura
Imagem de: Carros da Volvo vão se comunicar para alertar sobre perigos em pistas

Ampliando ainda mais os recursos de segurança disponíveis para os usuários de seus veículos, a Volvo anunciou que, a partir de 2020, alguns modelos disponibilizados na Europa contarão com um sistema de aviso de pistas escorregadias e luzes de alerta de perigo na estrada.

Esse programa, que antes estava restrito à Suécia e à Noruega em alguns carros lançados em 2016, é baseado nas plataformas CMA e SPA (siglas para Compact Modular Architecture e Scalable Product Architecture, respectivamente, ou arquitetura modular compacta e arquitetura de produto escalável) e visa coletar informações sobre as condições da estrada para transmiti-las aos demais motoristas.

Segundo instruções da própria fabricante, o alerta de pistas escorregadias será compartilhado com todos os condutores que estão por perto, enquanto as luzes mostrarão aos outros carros da Volvo quando alguém tiver ativado essa opção. Dessa forma, os demais motoristas terão a oportunidade de se precaver enquanto estiverem dirigindo em áreas com condições climáticas que não são muito favoráveis.

“Compartilhar informações em tempo real entre carros pode ajudar a evitar acidentes. Donos de veículos da Volvo contribuem diretamente para fazer das estradas um lugar mais seguro para outros motoristas que habilitam essa opção, enquanto eles também se beneficiam de alertas antecipados sobre perigos que possam prejudicar a condução”, explicou Malin Ekholm, gerente do Volvo Cars Safety Centre.

Até o momento, não há menção sobre quando esse sistema será disponibilizado em carros da fabricante em outras partes do globo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.