Estudo sugere que carros autônomos podem piorar o trânsito nas cidades

1 min de leitura
Imagem de: Estudo sugere que carros autônomos podem piorar o trânsito nas cidades

O analista de trânsito Adam Millard-Ball, da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, realizou um estudo que prevê que o trânsito pode vir a piorar substancialmente nas cidades que tiverem carros autônomos em atividade. Isso porque, na tentativa de evitar o pagamento de taxas com estacionamentos, as empresas preferem manter os carros rodando o tempo todo, mesmo que eles estejam desocupados.

De acordo com o estudo, cada hora no trânsito poderia custar 50 centavos de dólar para as empresas (por carro), o que seria uma fração bem pequena comparada ao que elas tivessem de pagar caso enviassem o veículo para um estacionamento. Isso resultará em congestionamentos ainda maiores que os que já ocorrem atualmente.

Para piorar a situação, os carros autônomos ainda são capazes de procurar por vias onde o trânsito já esteja lento, pois, dessa forma, podem economizar combustível/bateria, mesmo não estando estacionados, enquanto aguardam por uma solicitação de corrida. Isso causaria um efeito dominó no trânsito, multiplicando o impacto das retenções.

Além dos problemas apresentados, o estudo ainda foi capaz de sugerir, como possível solução, a aplicação de taxas sobre a permanência desses automóveis nas ruas, dependendo do local, horário de funcionamento e faixas nas quais operam. Outra possibilidade de solução seria criar taxas de estacionamento diferenciadas para os carros autônomos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.