Capitão IA! Rolls-Royce está investindo para criar navios autônomos

1 min de leitura
Imagem de: Capitão IA! Rolls-Royce está investindo para criar navios autônomos

A Rolls-Royce está trabalhando em um projeto para desenvolver embarcações totalmente automáticas, ou seja, que possam navegar sozinhas, sendo monitoradas apenas via controle remoto. A tecnologia vem sendo estudada desde 2010, e no início de 2018 a empresa lançou um sistema de navegação inteligente para embarcações tripuladas.

Agora, em uma parceria assinada com a Intel, o objetivo é aprimorar o sistema de navegação inteligente para que as embarcações estejam prontas para navegar de forma autônoma. Atualmente, o sistema possui uma rede de câmeras dotadas de tecnologia LIDAR e de radares, sendo capaz de fazer uma varredura ao redor da embarcação, identificar outros navios e possíveis obstáculos e enviar alertas para a tripulação. Esse sistema já aproveita os recursos fornecidos pelo contrato com a Intel: os dados são processados por chips Xeon e armazenados em SSDs NAND 3D, ambos fabricados pela empresa.

De acordo com Kevin Daffey, diretor de inteligência de navios da Rolls-Royce, o sistema tem ajudado a manter a segurança das tripulações, pois consegue classificar automaticamente outras embarcações que se aproximam, inclusive em más condições de visibilidade, e é útil em situações de ancoragem.

Daqui em diante, o foco da companhia é transformar o sistema de navegação existente em uma tecnologia capaz de substituir completamente a tripulação. Para Daffey, o primeiro passo já foi dado. Os próximos desafios vão girar em torno da criação de uma legislação internacional para controlar a implantação de navios autônomos. Segundo ele, será possível ter embarcações operadas por controle remoto dentro de aproximadamente 2 anos, mas apenas em regiões costeiras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.