Transportes

Caminhão autônomo Tesla Semi já pode rodar praticamente sem ajuda humana

O veículo de Elon Musk foi capaz de atravessar as rodovias dos Estados Unidos usando apenas a rede de carregamento dos carros da Tesla para se “abastecer”

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

27/08/2018, às 12:34

Caminhão autônomo Tesla Semi já pode rodar praticamente sem ajuda humana

Fonte:

Imagem de Caminhão autônomo da Tesla já roda por aí praticamente sem ajuda de ninguém no tecmundo

Tesla vem chamando atenção recentemente pela expectativa em torno do Model 3 e também pelas peripécias de Elon Musk que afetaram as ações da empresa, o que fizeram o bilionário ser investigado pelo governo norte-americano. Ainda assim, há mais um elemento que merece destaque em meio a tudo isso: o caminhão autônomo da marca, o Tesla Semi, que já cruza as rodovias dos EUA sem a menor necessidade de um motorista.

Durante o trajeto realizado pelo caminhão, apenas um motorista de emergência estava a bordo, caso fosse necessário lidar com alguma emergência

A notícia é boa pois indica que o veículo não precisa de outro tipo de carregador para ser “abastecido” – basta usar a própria rede de carregadores da Tesla, os Superchargers. A autonomia do caminhão também parece ser suficiente e mostrou que o mundo já pode estar pronto para o Tesla Semi.

Sozinho de (quase) tudo

Durante o trajeto realizado pelo caminhão, apenas um motorista de emergência estava a bordo, caso fosse necessário lidar com alguma emergência. De resto, porém, nada de escoltas, carros de suporte ou mesmo da necessidade de usar carregadores mais potentes e especiais para o Semi, como as estações chamadas de Megachargers, com maior capacidade de energizar o veículo.

Assim, mesmo ainda como um protótipo e longe de ser produzido em massa, o Tesla Semi já é um vislumbre de realidade para o futuro dos transportes. Vai bastar apenas alguns pequenos acertos para que os caminhões autônomos possam trabalhar tranquilamente por aí.



Editor do Mega Curioso. Há mais de 10 anos na NZN, Fari é historiador, apaixonado por ciências e tecnologia, e grande admirador das obras de J.R.R. Tolkien.