menu
Logo TecMundo
Transportes

Temer sanciona lei que regulamenta aplicativos de transporte como Uber e 99

Resultado foi considerado uma vitória para as empresas e uma derrota para os taxistas

schedule26/03/2018, às 13:20

O presidente Michel Temer sancionou, nesta segunda-feira (26), a lei que regulamenta os aplicativos de transporte privado de passageiros como UberCabify e 99. A versão do documento que entrará em vigor foi aprovada pela Câmara dos Deputados no início de março, após passar por diversas alterações no Senado Federal.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

As empresas responsáveis pelos aplicativos afirmavam que alguns detalhes, como a obrigatoriedade de placas vermelhas e a imposição de que apenas os donos dos veículos pudessem dirigir, tornariam praticamente impossível o funcionamento dos serviços no Brasil. Ambas as exigências foram retiradas do documento que foi sancionado por Temer.

Empresas comemoraram o resultado

O resultado final foi considerado como uma derrota para os taxistas e uma vitória para os serviços de transporte privado. A Cabify se manifestou, afirmando que “o Brasil optou por estar na vanguarda da regulamentação dos serviços de transporte individual de passageiros por aplicativo”.

Na época da votação no Senado, a 99 disse que “o projeto ainda promove o controle de qualidade e segurança do serviço através da tecnologia e, ao mesmo tempo, permite aos municípios continuar a regulamentar o serviço”. Já a Uber “sempre defendeu uma regulamentação moderna para o transporte individual privado prestado por meio de aplicativos”.

A nova lei exige ainda a contratação de seguros, a inscrição do motorista como contribuinte no INSS e a obrigatoriedade da CNH na categoria B com informação de que o dono do documento exerce atividade remunerada. A previsão é de que o texto seja publicado na terça-feira (27) no Diário Oficial da União.