Além de cuidar do que acontece fora, os carros do futuro também estão sendo desenvolvidos para entender o que está rolando dentro deles.

Enquanto passamos pela transição da direção manual para a que é controlada por uma inteligência artificial, algumas tecnologias voltadas para a segurança começam a aparecer para garantir que essa troca seja feita da forma mais tranquila possível.

Painel inteligente omron(Imagem: Tim Stevens/Roadshow)

A fabricante de componentes automotivos Omron apresentou, durante a CEATEC 2017, que aconteceu no Japão, um painel com um conjunto de sensores que servirão para detectar se o motorista está prestando atenção ou não nas ruas ou estradas.

Isso é feito através de um sensor que monitora a movimentação do olho e consegue dizer inclusive se o motorista está sonolento ou não. Outro, infravermelho, consegue fazer esse monitoramente inclusive através de óculos escuros.

Painel inteligente omron(Imagem: Tim Stevens/Roadshow)

A melhor parte, no entanto, é que o painel consegue detectar se você está usando seu celular enquanto dirige ou não – o que é extremamente irresponsável, mas muita gente continua fazendo. Se o veículo perceber que você está fazendo isso durante muito tempo e ignorando os alertas, o sistema vai estacionar o carro sozinho, algo que ele também vai fazer caso você durma ou passe mal ao volante.

Não há qualquer indício de que a Omron vai implementar isso em veículos num período próximo.