10 formas de destruir um CD e seus dados

Imagem de: 10 formas de destruir um CD e seus dados

CDs são recicláveis. Descarte-os de forma adequada. (Fonte da imagem: Reprodução/Conversation)

A destruição de mídias físicas mostra-se por vezes necessária. Pode ser que um backup de seus dados pessoais tenha sido feito e dar cabo em um CD parece ser a forma mais adequada de proteger sua privacidade. Neste tutorial, listaremos 10 dicas sobre como destruir CDs.

Porém, antes de executar qualquer uma das sugestões elencadas a seguir, é preciso que algumas precauções sejam primeiramente tomadas. Leia atentamente o tópico abaixo, certifique-se de adotar as medidas de segurança mencionadas e siga então para a dezena de dicas sobre como colocar fim em Compact Discs.

Atenção!

  • Use luvas: os estilhaços de plástico podem acabar gerando acidentes
  • Óculos de proteção: evite que pedaços de CDs atinjam seus olhos
  • Supervisão de um adulto: algumas das tarefas vão exigir a presença de um adulto
  • Material reciclável: certifique-se de descartar o material corretamente

Visto isso, vamos logo às 10 formas de destruir um CD:

1 – Dobre-o

Enrole o CD em algumas camadas de plástico de cozinha, plástico bolha ou até mesmo em pedaços velhos de panos. Com cuidado, dobre então a sua mídia física. O CD vai ficar danificado e recuperar os dados do disco será tarefa bastante complicada a xeretas de plantão.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikihow)

2 – Use uma máquina trituradora

Além de máquinas específicas para a destruição de CDs, algumas trituradoras de papel conseguem cortar os Compact Discs em tiras. Basta inserir a mídia corretamente na máquina, ligá-la e esperar pela finalização do processo de destruição.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikihow)

3 – Tesoura

É possível cortar CDs usando uma simples tesoura. É claro que o utensílio deve ser forte o suficiente para cortar a rodela de plástico – tesouras de cozinha, aquelas com uma das placas cortadoras serrilhada, são capazes de fazer migalha de CDs.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikihow)

4 – Quebre-os

Tenha às mãos um martelo e um pedaço de pano. Faça um tipo de saco com o tecido e, com os discos enrolados, quebre-os. Certifique-se de estar usando luvas, óculos e, se preciso for, peça auxílio a um adulto.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikihow)

5 – Coloque-os em micro-ondas

Esta opção é tentadora, certo? Mas tome bastante cuidado: as substâncias emitidas por um CD são tóxicas. Dessa forma, não utilize de jeito nenhum o micro-ondas da sua cozinha. Use um eletrodoméstico velho e faça esta experiência em seu quintal. A supervisão de um adulto, neste caso, é indispensável. Confira o efeito da excitação das moléculas feita pelo aparelho em um CD:

6 – Retire o alumínio com fita adesiva

Este truque só funciona em alguns CDs: cole algumas tiras de fita adesiva sobre a parte superior do disco. Em seguida, as remova. Isso deve fazer com que a folha de alumínio (componente responsável por guardar os dados) seja danificada.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikihow)

7 – Risque-os com uma faca

A danificação da camada de alumínio dos CDs pode ser feita também através do uso de objetos cortantes. É comum que facas sejam usadas para riscar a parte superior das mídias. Mas, novamente, atenção: peça ajuda a um adulto e tome bastante cuidado ao manusear um instrumento de corte.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikihow)

8 – Fure os discos

Alguns furadores de papel são capazes de fazer um belo estrago em CDs. Apenas faça vários furos na superfície do disco e pronto. A leitura dos dados se mostrará dificilmente possível a quem desejar coletar eventualmente seus arquivos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikihow)

9 – Areie sua mídia

Você certamente já ouviu sua mãe dizer algo como: “filho, ‘areia’ aquela panela para mim?”. Saiba que essa expressão significa algo bastante literal: acontece que, antes da invenção das esponjas de aço, areia e limão eram usados na limpeza de metal. Esfregue um pouco de areia contra os discos e danifique-os, portanto.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikihow)

10 – Apague seus dados usando um computador

Esta dica funciona apenas com discos regraváveis – clique aqui e confira um artigo completo sobre este tipo de mídia. Use um software qualquer (veja a lista aqui) e apague seus dados do CD – evitando assim que mais lixo seja produzido.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikihow)....

Uma das medidas adotadas por quem deseja destruir um CD é fazer uso de fogo. Contudo, a fumaça oriunda da queima do disco é tóxica. É por isso que fazemos então esta recomendação: use qualquer uma das sugestões feitas acima e evite ao máximo recorrer às chamas se a sua intenção é dar cabo de uma mídia física.

É preciso notar também que a recuperação de dados pode ser feita em determinados casos de destruição de discos; microscópios podem ser usados para uma eventual reconstrução das linhas de códigos. Esta medida é extrema, e raramente é adotada por xeretas. 

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.