O que Jennifer Fez: Netflix é acusada de manipular imagens com IA no documentário

Imagem de: O que Jennifer Fez: Netflix é acusada de manipular imagens com IA no documentário
Imagem: Minha Série

Na última semana, a Netflix lançou mais um de seus documentários de True Crime, que rapidamente chegou ao top 10 da plataforma. A produção O que Jennifer Fez (2024), conta a história de uma jovem canadense condenada em 2014 por organizar o assassinato de seus pais.

No entanto, um dos motivos que chamou a atenção do público foram algumas supostas fotografias de Jennifer que apresentavam características estranhas, levantando a suspeita de que a plataforma de streaming teria usado inteligência artificial para manipular as imagens.

Em uma reportagem do portal Futurism, foram identificados mãos e dedos deformados, itens no fundo da foto que se mesclam em formas estranhas e alguns traços faciais que tiveram formas exageradas.

As imagens aparecem perto do minuto 28 do documentário, para ilustrar a descrição de Nam Nguyen, um dos amigos de Jennifer, sobre sua "personalidade amigável, alegre e genuína". Confira algumas as supostas fotografias que trouxeram estranhamentos nos telespectadores, a seguir;

Suposta fotografia apresentada pelo documentário da Netflix.Suposta fotografia apresentada pelo documentário da Netflix.Fonte:  Minha Série 

Um dos elementos que mais chamou atenção foram as mãos e os dedos com formatos estranhos — uma das principais características de imagens geradas por inteligência artificial. Além disso, alguns elementos do fundo da imagem não possuem uma forma exata ou uma definição que seja rapidamente identificável.

Veja também: Netflix recebe 7 filmes e séries de peso nesta semana!

Suposta fotografia apresenta diferenças no sorriso de Jennifer.Suposta fotografia apresenta diferenças no sorriso de Jennifer.Fonte:  Minha Série 

Nesta segunda imagem, é possível ver que um de seus dentes da frente está mais longo do que deveria — quase como se tivesse sido mesclado com o de baixo. Além disso, a sua orelha direita apresenta um formato diferente, apesar da baixa iluminação.

Esta não seria a primeira vez que telespectadores observam o uso de IA em séries e produções do audiovisual. No entanto, é a primeira vez que é utilizada em um documentário sobre um crime envolvendo pessoas reais e que continuam na prisão esperando por liberdade condicionalo que pode trazer uma série de complicações e questionamentos para a gigante do streaming.

O uso da IA no mercado do entretenimento é iminente e foi um dos motivos que incentivou as greves dos sindicatos de roteiristas, atores e demais profissionais deste setor no ano passado. Até o momento, porém, a Netflix não se pronunciou sobre o caso.

E aí, o que achou do documentário? Acompanhe todas as notícias pelas redes sociais do Minha Série e não perca nenhuma novidade!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.